Depois de oito rodadas, o Fluminense voltou a vencer no Campeonato Brasileiro. Em partida disputada neste domingo, no Maracanã, o Tricolor das Laranjeiras derrotou o Avaí, de virada, por 3 a 2. A última vitória do Flu na competição havia acontecido na 17ª rodada quando o time carioca goleou o Sport por 5 a 1.
Com esse placar, o Fluminense chegou aos 21 pontos e deixou a lanterna em poder do rubro-negro pernambucano. Já o Avaí permaneceu com 37 pontos na nona posição. O resultado acabou fazendo justiça ao desempenho da equipe dirigida por Cuca, que conseguiu sua primeira vitória na sua volta ao comando do Fluminense.
O time carioca fez um primeiro tempo muito irregular, mas subiu de produção no segundo tempo com as modificações feitas pelo treinador. E ainda contou com uma atuação destacada do goleiro Rafael. O Avaí foi melhor no primeiro tempo, mas desperdiçou chances de liquidar a partida quando estava na frente do placar.
Na próxima rodada, o Fluminense enfrentará o Flamengo em jogo marcado para domingo. Na quinta-feira, os tricolores vão encarar o Alianza pela Copa Sul-americana. O Avaí vai receber o Cruzeiro na Ressacada.
O jogo: O time do Fluminense começou tentando fazer pressão, mas na primeira vez em que o time catarinense foi ao ataque, o zagueiro Gum se atrapalhou ao tentar driblar um adversário e quase permite uma jogada perigosa na área tricolor. Aos cinco minutos, Conca fez ótimo lançamento para Marquinho, mas o chute do meia passou longe do gol de Eduardo Martini.
Aos oito minutos, o Avaí marcou o primeiro gol. O zagueiro Luiz Alberto hesitou após chutão do goleiro Eduardo Martini e Muriqui aproveitou para penetrar e cruzar para a entrada de William, que empurrou para as redes de Rafael.
Aos 11 minutos, a defesa tricolor voltou a mostrar insegurança. E novamente com Luiz Alberto, que perdeu a bola para Marquinho, que lançou Muriqui na área, mas o chute do atacante não levou perigo. A torcida tricolor, impaciente, passou a vaiar a equipe dirigida por Cuca. Mas os apupos se transformaram em vibração aos 14 minutos, quando Fábio Neves fez boa jogada pela direita e cruzou para entrada de Alan, que ganhou a dividida com a zaga catarinense e mandou para as redes.
O Avaí estava mais organizado em campo e quase desempatou aos 19 minutos, mas o chute cruzado de William foi desviado pelo goleiro Rafael e depois tocou na trave direita.
O Fluminense encontrava muita dificuldade para equilibrar as ações, principalmente por causa das falhas individuais dos seus zagueiros. Aos 31 minutos, o Avaí marcou o segundo gol. Depois de uma boa troca de passes, a bola acabou nos pés de Marquinhos, que levantou para a cabeçada de Muriqui.
O segundo gol da equipe visitante irritou ainda mais a torcida do Fluminense, que passou a vaiar Luiz Alberto e Paulo César cada vez que eles tocavam na bola. O Avaí se aproveitou do desacerto da equipe carioca para continuar no ataque. Aos 35 minutos, Rafael encontrou dificuldades para defender um chute de meia distância de Ferdinando.
Dario Conca era o único jogador lúcido da equipe tricolor e foi dele a jogada do gol de empate aos 43 minutos. O meia argentino tomou a bola de Anderson e entrou pela direita e, quando Eduardo Martini tentou fechar o ângulo, rolou para Fábio Neves que entrava livre pelo meio. Fábio apenas tocou para marcar o seu primeiro gol com a camisa tricolor. Depois do gol, a torcida tricolor gritou durante muito tempo o nome de Conca.
O Fluminense voltou para o segundo tempo com Dieguinho e Adeilson nos lugares de Paulo César e Marquinho, mas foi o Avaí que chegou pela primeira vez com perigo em cobrança de falta de Marquinhos, que obrigou Rafael a praticar uma defesa difícil. O time catarinense, trocando passes rápidos, mantinha a posse de bola e criava situações de perigo, como aconteceu aos sete minutos em chute de Ferdinando, que foi bem defendido pelo goleiro Rafael. Aos nove minutos foi a vez de Luís Ricardo chutar forte para outra boa defesa de Rafael.
Depois dos dez minutos, o Tricolor das Laranjeiras subiu de produção e passou a pressionar a defesa catarinense em busca do terceiro gol. E a virada aconteceu aos 13 minutos. Adeilson fez ótima jogada pela esquerda e cruzou. Eduardo Martini se confundiu com Ruy e a bola acabou sobrando para Alan, que tocou cruzado para marcar o terceiro gol.
Depois de passar à frente no placar, o Fluminense passou a dominar a partida e buscar o quarto gol diante do Avaí que parecia confuso com as mudanças da equipe tricolor. Uma boa troca de passes entre Conca, Fábio Neves e Adeilson acabou em chute cruzado de Dieguinho que levou grande perigo ao gol de Eduardo Martini.
Sem outra alternativa, o Avaí partiu para o ataque enquanto os jogadores tricolores aproveitavam cada oportunidade para ganhar tempo, irritando os visitantes que reclamavam muito do árbitro. No final dramático, o time catarinense pressionou em busca do empate, mas o goleiro Rafael garantiu o resultado para alegria da torcida tricolor.