Os três pontos obtidos no Mineirão eram fundamentais na caminhada para o título brasileiro, havia um consenso no Palmeiras. Mas a vitória desta quarta-feira de virada sobre o Cruzeiro ficou além das expectativas do mais otimista torcedor e pode servir como arrancada em busca do tão aguardado troféu. O Verdão segurou o placar de 2 a 1 mesmo atuando com um a menos a partir dos nove minutos do segundo tempo devido à expulsão do lateral Armero.
A rodada foi perfeita para o Palmeiras, que contou com tropeços de São Paulo e Internacional no final de semana. O Verdão tem 47 pontos na classificação contra 44 do Tricolor e 43 do Colorado gaúcho.
No Mineirão, os dois principais nomes do setor ofensivo do Palmeiras brilharam. Logo após o gol de Thiago Ribeiro, Diego Souza empatou de falta. Na etapa final, Vagner Love lembrou os velhos tempos, driblou Fábio e marcou um golaço.
Na próxima rodada, o Palmeiras terá de superar o desgaste: time entra em campo já no sábado contra o Atlético-PR, no estádio Palestra Itália. No mesmo dia, o Cruzeiro mede forças contra outro paulista: o Barueri. Ambos os jogos estão marcados para 18h30.
O Jogo – Depois de uma semana e meia apenas de treinos, as equipes resolveram mostrar serviço rapidamente, fazendo uso do grande espaço do gramado do Mineirão. Aos sete minutos, o Cruzeiro abriu o placar. O veloz Thiago Ribeiro aproveitou uma falha de posicionamento de Marcão, invadiu a área e tocou na saída de Marcos.
Dois minutos, veio a resposta do Palmeiras com seu diferencial: Diego Souza. Em falta na meia esquerda, o camisa 7 surpreendeu e acertou um chute cheio de efeito. Fábio partiu para o canto direito e, atônito, viu a bola entrar no esquerdo.
O gol alviverde e alguns lances polêmicos tiraram o Cruzeiro do sério. Nos instantes iniciais, o time mineiro já havia reclamado de um pênalti de Wendel em Kléber no lado esquerdo da área. Aos 17 minutos, os donos da casa quase perderam a cabeça e cercaram o árbitro Evandro Rogério Roman pedindo uma infração de Jumar sobre Fabrício dentro da área. Nada foi marcado. A torcida da Raposa chamou o apitador de "ladrão".
Quando os times se concentraram apenas em jogar bola, as chances foram criadas pelas laterais. No contra-ataque palmeirense, Armero chutou cruzado e parou em Fábio. Do lado do Cruzeiro, Diego Renan recebeu de Kléber e viu um milagre de "São" Marcos.
Alguns momentos instáveis da defesa nos 45 minutos iniciais fizeram Muricy Ramalho mudar o esquema do Palmeiras para o segundo tempo. O treinador promoveu a entrada do zagueiro Maurício no lugar do atacante Robert.
Desaparecido no primeiro tempo, Vagner Love mostrou toda a sua qualidade no contra-ataque que resultou na virada. Ele foi lançado por Cleiton Xavier, deixou a zaga para trás, driblou Fábio e empurrou a bola para as redes. Um lindo lance do Artilheiro do Amor.
Aos nove minutos, começou um verdadeiro drama para o Palmeiras. Com a expulsão de Armero, a equipe paulista se retraiu na defesa e levou um sufoco. Lances incríveis surgiram no Mineirão. O chute de Kléber foi desviado por Marcos e carimbou o poste. A cabeçada de Leonardo Silva tinha tudo para entrar, mas foi por cima. Junto com raça e competência, o Verdão pode ter se aproveitado da "sorte de campeão".