Já garantida na Copa do Mundo da África do Sul após a grande vitória de sábado passado sobre a Argentina, a seleção brasileira volta a campo nesta quarta-feira para manter a boa fase nas Eliminatórias. O adversário é o Chile, às 21 horas, no estádio de Pituaçu.
Motivos não faltavam para o Brasil relaxar. Afinal, a seleção brasileira assegurou classificação antecipada para o Mundial e ocupa a liderança com 30 pontos ganhos, três de vantagem para o segundo colocado Chile e o terceiro Paraguai. Mas os comandados por Dunga (e o próprio treinador) prometem empenho máximo em Salvador
"Não se pode relaxar agora", contrariou Dunga. "Precisamos continuar concentrados, assim como na época em que começamos o trabalho para levar o Brasil à Copa do Mundo. Os jogadores da seleção brasileira precisam entrar em campo sempre com disposição para representar o país. São poucos os que têm essa oportunidade. Eles devem fazer o melhor", complementou.
O discurso do treinador é mais convincente porque a seleção brasileira entrará em campo com uma equipe bastante desfigurada. Kaká, Luís Fabiano, Lúcio e Ramires estão suspensos, e Robinho se machucou diante da Argentina. "Agora está todo mundo buscando uma vaga no Mundial. Os jogadores que forem escalados se sentirão ansiosos com essa chance", previu Dunga.
A principal mudança do Brasil será no ataque, que terá Nilmar e Adriano como titulares. Na zaga, o são-paulino Miranda deverá ganhar uma oportunidade ao lado de Luisão. Já Júlio Baptista e Daniel Alves disputam uma posição no meio-campo. "Jogo até de goleiro se for preciso. Estou muito orgulhoso por voltar à Bahia com a seleção", disse o lateral direito Daniel, natural de Juazeiro.
As maiores novidades da seleção brasileira, no entanto, ficarão como opções para o decorrer da partida. O zagueiro André Dias, os meio-campistas palmeirenses Cleiton Xavier e Diego Souza e o atacante Diego Tardelli foram chamados às pressas para compor o elenco em Salvador. "Só o fato de participar desse momento maravilhoso me enche de alegria", festejou Diego Souza.
Para os rivais desta quarta-feira, contudo, a animação é parecida. Muitos chilenos viajaram à Bahia para acompanhar o vice-líder das Eliminatórias Sul-americanas. Fizeram barulho no Aeroporto Deputado Luís Eduardo Magalhães à espera do time dirigido pelo argentino Marcelo Bielsa, que saiu pelos fundos. E ganharam até o apoio de palmeirenses, fãs de Valdívia.
O "Mago" treinou como titular do Chile às vésperas de enfrentar o Brasil, porém Humberto Suazo seguirá no time mesmo após o empate por 2 a 2 com a Venezuela. "Conhecemos bem o Valdívia. Devemos estar atentos, pois é um grande jogador. Vamos fazer tudo o que for preciso para garantir a alegria da torcida", prometeu Luisão.
BRASIL: Júlio César; Maicon, Miranda, Luisão e André Santos; Gilberto Silva, Felipe Melo, Elano e Júlio Baptista; Nilmar e Adriano
Técnico: Dunga
CHILE: Claudio Bravo; Gary Medel, Gonzalo Jara, Waldo Ponce e Arturo Vidal; Rodrigo Millar, Carlos Carmona, Matías Fernández e Humberto Suazo; Jean Beausejour e Alexis Sánchez
Técnico: Marcelo Bielsa