PUBLICIDADE

Comitiva de MT na África conhece ações de infraestrutura e segurança

PUBLICIDADE

A comitiva de Mato Grosso que visita a África do Sul conheceu nesta terça-feira os diagnósticos e alternativas da empresa de consultoria Deloitte, responsável pelo projeto Copa Fifa 2010 naquele país, e obras de mobilidade urbana em Soweto, distrito de cerca de 1 milhão de habitantes que reúne 32 municípios da área metropolitana de Joanesburgo. A empresa também presta consultoria para o governo mato-grossense no que diz respeito aos estudos e projetos referentes à Copa do Mundo Fifa Brasil 2014.

O governador do Estado, Blairo Maggi, secretários e representantes dos demais poderes e setores reuniram-se com o presidente da empresa na África do Sul, Innocent Dutiro. De acordo com o secretário-chefe da Casa Civil e Comunicação Social, Eumar Novacki, o encontro serviu para o Governo de Mato Grosso ter ainda mais noção dos passos que foram feitos pelo governo sul-africano nos preparativos para a competição mundial que acontecerá ano que vem.

“A consultoria foi responsável pelos diagnósticos de todos os problemas que eles (África do Sul) teriam que enfrentar e as alternativas para cada um deles, além de ter auxiliado a otimizar os esforços de pessoal e tudo aquilo que é necessário para realizar a Copa. Foi uma reunião muito positiva”, avalia Novacki, sobre a mesma empresa contratada pelo governo. “É uma empresa que tem conhecimento em Copa do Mundo e é a mesma que nós contratamos em Mato Grosso”, compara.

Após a primeira reunião do dia, o governador Blairo Maggi, e equipe fizeram visita técnica às obras de infraestrutura no distrito de Soweto. “Podemos observar uma série de obras próximo à cidade Joanesburgo. São obras importantes que estão sendo sendo feitas no aspecto de mobilidade urbana, como alargamento de vias, por exemplo”, informa o secretário da Casa Civil e Comunicação Social.

“São obras também de saneamento básico, ou seja, investimentos pesados em infraestrutura que é uma das principais exigências da Fifa, principalmente no entorno dos estádios e dos centros de treinamento”, diz Novacki sobre melhorias e projetos necessários tanto para a Copa do Mundo Fifa da África do Sul em 2010 e do Brasil em 2014, na qual Cuiabá é uma das 12 cidades-sede.

Dentro do cronograma da agenda oficial na Àfrica do Sul, o chefe da Casa Civil acompanhado do secretário de Infraestrutura de Mato Grosso, Vilceu Marcheti e o secretário de Apoio e Acompanhamento das Políticas Fundiárias e Ambientais, Adilton Sachetti reuniram ainda com o diretor de Obras e Infraestrutura do governo da África do Sul, Gilberto Martins, também secretário-executivo do Ministério de Infraestrutura.

Paralela às reuniões do governador e de parte dos secretários, a equipe do governo de Mato Grosso representando a Segurança e a Infraestrutura, liderada pelo secretário Vilceu Marcheti, conheceram obras do aeroporto da cidade de Joanesburgo sob orientação de técnicos do governo local.

“A comitiva visitou as obras do aeroporto, as melhorias, tudo aquilo que precisa ser feito para um evento desse porte. Desde o aspecto de terminal passageiro, alfandegamento, segurança, atendimento de emergência. Enfim, puderam verificar tudo isso e ver quais são os protocolos que estão implementando aqui, uma vez que isso também é importante para a realização dos jogos”, descreve Novacki ao frisar que a equipe do setor de segurança também participou dessa agenda “porque esse assunto envolve aspectos como atendimento de emergência e médico”, completa.

Também estiveram nas reuniões com o governador os secretários Terezinha Maggi (Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social); o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Alexander Maia; Yuri Bastos Jorge (Desenvolvimento do Turismo); Baiano Filho (Esportes e Lazer); Eder Moraes (Fazenda); Adilton Sachetti (Apoio e Acompanhamento das Políticas Fundiárias e Ambientais); Diógenes Curado Filho (Justiça e Segurança Pública); Pedro Nadaf (Indústria, Comércio, Minas e Energia); Yênes Magalhães (Planejamento e Coordenação) o deputado estadual Jota Barreto; o prefeito de Várzea Grande, Murilo Domingos; o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Alencar Soares  e empresários.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE