Mais de um mês depois de conquistar o título da Copa do Brasil, o Corinthians voltou a enfrentar o Internacional no estádio Beira-Rio. A vitória por 2 a 1, com gols de Jorge Henrique, Jean e Alecsandro, devolveu definitivamente à equipe paulista o direito de sonhar com a conquista do Campeonato Brasileiro.
O técnico Mano Menezes, que havia desistido de pensar no título nacional, prefere ver o seu time evoluir ainda mais para mudar de ideia publicamente. Mas os primeiros passos já foram dados. O Corinthians ficou com 31 pontos ganhos depois de ganhar do Inter. Enfrentará o Botafogo no domingo, no Pacaembu.
Já o Internacional ao menos permaneceu na zona de classificação à Copa Libertadores da América com o resultado, ainda totalizando 33 pontos. Seu próximo desafio será contra o maior rival do Corinthians e líder do Campeonato Brasileiro. O confronto com o Palmeiras ocorrerá no sábado, no Palestra Itália.
O jogo – A empolgação da torcida do Internacional fazia lembrar a decisão da Copa do Brasil. Assim como naquela partida, nesta quarta-feira o Corinthians não se intimidou e atacou a equipe da casa desde o primeiro tempo. Não demorou muito para os visitantes abrirem o placar.
Aos 10 minutos, Marcinho cobrou falta na área e a bola tocou no pé da trave. Na sobra, depois de bate-rebate, o zagueiro Chicão completou para dentro – o árbitro creditou o gol a Jean. O técnico Mano Menezes vibrou bastante no banco de reservas. E mudou de expressão quando o adversário foi ao ataque para buscar o empate.
Substituto do machucado Felipe, o jovem goleiro Rafael Santos começou a ser bastante exigido pelos colorados. Soltou a bola algumas vezes, mas se recuperou nas jogadas seguintes. Aos 34 minutos, no entanto, não havia muito a fazer para evitar o gol do Internacional.
Giuliano cruzou da direita, e o atacante Alecsandro cabeceou para as redes. A igualdade no marcador era o que faltava para os torcedores do Inter cantarem ainda mais alto no Beira-Rio. Até o final da primeira etapa, porém, nenhum dos times chegou a criar novas oportunidades claras de gol.
Logo aos quatro minutos do segundo tempo, no entanto, o Corinthians levou um susto. Danilo Silva tentou cruzar da direita e acertou o travessão. Como o Internacional continuou mais bem postado em campo, Mano Menezes decidiu fazer a primeira alteração do jogo. Promoveu a estreia do zagueiro Paulo André, que entrou no lugar de Marcinho.
Mais seguro na defesa, o Corinthians começou a explorar os contra-ataques. Quase sempre através de Dentinho e Jorge Henrique, que tentaram encurtar o caminho para o gol com chutes de longa distância. O técnico Tite percebeu a melhora do oponente e trocou Bolaños por Marquinhos.
As últimas cartadas corintianas foram Bill e Jadson, substitutos de Henrique e Morais. Deu resultado. Aos 42 minutos, Jorge Henrique ficou livre de marcação dentro da área e completou para o gol um cruzamento da direita. Reclamando de impedimento, os colorados não tiveram muito tempo para reagir.