Fluminense e Flamengo empataram sem gols em partida disputada na noite desta quarta-feira no Maracanã pela primeira fase da Copa Sul-Americana. Como o mando de campo no primeiro jogo foi do Tricolor, um empate com gols na segunda partida garantirá a classificação do time de Renato Gaúcho para a segunda fase da competição.
Para garantir sua vaga, o Flamengo precisará de uma vitória simples. Os dois times voltam a se enfrentar no dia 26 de agosto e o vencedor do duelo carioca vai encarar o ganhador do confronto entre o Anzoategui, da Venezuela, e Alianza, do Peru.
O primeiro jogo internacional entre as duas equipes cariocas por uma competição oficial frustrou a pequena torcida que compareceu ao Maracanã. Jogando com um time misto, o Flamengo dominou a maior parte, mas encontrou pela frente o goleiro Rafael, maior destaque do time reserva escalado por Renato Gaúcho.
Pelo Campeonato Brasileiro, o Flamengo vai enfrentar o Grêmio no Olímpico enquanto o Fluminense vai receber o Coritiba no Maracanã.
O jogo: O Flamengo começou a partida no ataque e logo aos três minutos Everton Silva cruzou da direita e Denis Marques cabeceou na trave direita.Em seguida, goleiro Rafael espalmou a bola para afastar o perigo.
O lance animou a torcida rubro-negra que passou a empurrar o time para cima do adversário. O Fluminense, com um time desentrosado, apelava para as faltas no meio campo para quebrar o ímpeto do Flamengo. Aos oito minutos, foi a vez de Airton experimentar de fora da área, mas a bola bateu na trave direita quando Rafael estava inteiramente fora do lance.
O time dirigido por Andrade mandava inteiramente na partida e o Fluminense apenas se preocupava com a marcação, deixando Alan inteiramente isolado na frente. O primeiro chute perigoso da equipe tricolor só aconteceu aos 16 minutos com Maurício, mas Bruno defendeu depois que a bola bateu em Alan e perdeu força.
Aos 18 minutos, Cássio quase marca contra ao tentar desviar uma bola levantada por Willians. O Tricolor continuava com grande dificuldade para armar jogadas de ataque. Enquanto isso, o Flamengo seguia criando e desperdiçando chances como aconteceu aos 24 minutos com Denis Marques.
Aos 28, Fabrício cabeceou por cima após cruzamento de Petkovic. Aos 30 minutos, o goleiro Rafael voltou a aparecer bem em cobrança de falta de Pet aos 30 minutos.
Aos 38 minutos, na lateral do campo, o atacante Emerson deu um drible elástico em Mariano e cruzou rasteiro, mas Denis Marques chegou atrasado. No último lance de emoção da etapa inicial, Emerson arriscou da entrada da área e a bola passou por cima do travessão.
Os dois times voltaram sem mudanças para o segundo tempo e dentro de campo o panorama continuou o mesmo da etapa inicial com o Flamengo procurando o gol e o Fluminense maios preocupado em se defender.
Logo aos cinco minutos, o time rubro-negro teve sua primeira chance de marcar. Petkovic chutou, a bola bateu em Emerson e ia entrando, mas o goleiro Rafael, destaque tricolor na partida, fez uma grande defesa.
Aos dez minutos, Renato Gaúcho resolveu modificar o esquema da sua equipe trocando o volante Maurício pelo atacante Maicon. A mudança tornou o Tricolor um pouco mais ofensivo e aos 16 minutos criou sua primeira chance de gol. João Paulo cobrou falta, Cassio errou a cabeçada e a bola ia entrando no canto, mas o goleiro Bruno defendeu com o pé, evitando o gol tricolor.
O Flamengo seguia melhor em campo, mas esbarrava no goleiro Rafael que voltou a aparecer bem em chute de Petkovic aos 24 minutos.
O Fluminense se adiantou um pouco nos minutos finais e aos 37 minutos, Alan fez boa jogada individual mas chutou sem direção. No final, a torcida, frustrada, vaiou as duas equipes.