Demorou o tempo de uma gestação, mas finalmente o campeão mundial Lewis Hamilton voltou a subir no ponto mais alto do pódio de uma corrida de Fórmula 1. Neste domingo, no GP da Hungria, o piloto comprovou a evolução da McLaren ao longo do ano e quebrou um jejum que durava desde o GP da China, em outubro do ano passado.
Após a emocionante conquista do título em Interlagos, Hamilton entrou em má fase, especialmente por conta das dificuldades enfrentadas pela McLaren com o novo regulamento da categoria. Neste período, Lewis foi ofuscado por outro inglês, Jenson Button, vencedor de seis corridas na atual temporada.
Principal rival do time inglês em 2008, a Ferrari também mostrou estar em ascensão, colocando Kimi Raikkonen em segundo. Na terceira posição, apareceu o australiano Mark Webber, que com o resultado assume a vice-liderança do Mundial de Pilotos, com 51,5 pontos.
Raikkonen, porém, tem o pódio ameaçado porque ainda será investigado por quase ter se chocado com Sebastian Vettel e Hamilton nos primeiros metros da disputa. Sétimo colocado no treino classificatório, o campeão mundial de 2007 aproveitou-se da potência do KERS de sua Ferrari para pular à frente na largada, mas foi um tanto quanto estabanado.
A prova em Budapeste não foi nada favorável aos primeiros colocados na classificação do campeonato: sofrendo com a falta de rendimento da Brawn, Button teve que se conformar com um sétimo lugar, o que lhe deu somente dois pontos. Já seu companheiro de equipe, Rubens Barrichello, não conseguiu fazer a projetada corrida de recuperação após o 13º lugar no treino classificatório e terminou em décimo.
Vice-líder do Mundial até a corrida em Budapeste, Vettel foi outro que não teve um dia bom: após cair do segundo para o sétimo lugar na largada, ele retirou-se da disputa na 30ª volta, após uma quebra em seu Red Bull, cuja traseira passou a soltar uma fumaça repentinamente.
O segredo da vitória de Hamilton foi um bom início, quando pulou da quarta para a segunda posição, atrás apenas do pole Fernando Alonso. Como o espanhol era o piloto que largou com menos gasolina, a expectativa era que o inglês conseguisse a ultrapassagem nos boxes. Porém, isso nem foi preciso, já que o bicampeão mundial não chegou nem a completar um quinto da prova.
Alonso deixou a corrida na volta 17 após enfrentar problemas com a roda dianteira direita do seu Renault. Após fazer sua parte na largada e se manter em primeiro lugar, o espanhol sofreu com a má colocação da peça em seu primeiro pit, na 12ª passagem.
Assim que saiu voltou à pista, o bicampeão mundial passou a sentir uma intensa trepidação em seu monoposto. Ele então passou a rodar devagar até que a calota soltou-se. Segundos depois, a roda inteira também desprendeu-se, mas, por sorte, não ameaçou ninguém – no último domingo, o britânico Henry Surtees morreu ao ser atingido por uma roda na Fórmula 2, enquanto o brasileiro Felipe Massa está internado após uma mola saída do carro de Rubens Barrichello o acertar a cerca de 200 km/h.
A falha da Renault não foi a única nos boxes de Hungaroring: também em sua primeira parada, Mark Webber precipitou-se ao acelerar enquanto o carro ainda estava suspenso para a troca de pneus. Com isso, uma pequena confusão se formou e, na hora de voltar à pista, ele quase bateu com Kimi Raikkonen, que também saia de sua parada.
O erro prejudicou as chances de Webber lutar pela vitória, permitindo a Hamilton e Raikkonen escaparem na ponta. A partir daí, os dois tiveram apenas que manter a tranquilidade e o bom ritmo para assegurar as duas primeiras colocações do dia.
A emoção no final da prova então ficou pela disputa da terceira posição, entre Webber e Nico Rosberg. Com menos de um segundo separando os dois, o alemão tentou dar o bote no segundo pit stop, mas não obteve sucesso. A solução então era tentar a ultrapassagem na pista, mas o bom rendimento da Red Bull no trecho final e o difícil traçado húngaro não permitiu a manobra.
Ameaçado de demissão pela Renault, Nelsinho Piquet segue sem conseguir somar pontos na atual temporada. Apesar de não ter cometido erros neste domingo, o brasileiro tampouco brilhou e terminou a prova na 12ª posição em um domingo com cara de 2008.
A Fórmula 1 agora só volta no dia 23 de agosto, com o GP da Europa, disputado no circuito de rua de Valência (Espanha).
Confira o resultado do GP da Hungria:
1 – Lewis Hamilton (ING/McLaren) – 70 voltas
2 – Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) – a 11s5
3 – Mark Webber (AUS/Red Bull) – a 16s8
4 – Nico Rosberg (ALE/Williams) – a 26s9
5 – Heikki Kovalainen (FIN/McLaren) – a 34s3
6 – Timo Glock (ALE/Toyota) – a 35s2
7 – Jenson Button (ING/Brawn) – a 55s0
8 – Jarno Trulli (ITA/Toyota) – a 68s1
9 – Kazuki Nakajima (JAP/Williams) – a 68s7
10 – Rubens Barrichello (BRA/Brawn) – a 69s2
11 – Nick Heidfeld (ALE/BMW) – a 70s6
12 – Nelsinho Piquet (BRA/Renault) – a 71s5
13 – Robert Kubica (POL/BMW) – a 74s0
14 – Giancarlo Fisichella (ITA/Force India) – a uma volta
15 – Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) – a uma volta
16 – Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso) – a uma volta
Abandonaram:
Sebastian Vettel (ALE/Red Bull)
Fernando Alonso (ESP/Renault)
Adrian Sutil (ALE/Force India)
Felipe Massa (BRA/Ferrari): não disputou a prova