O Botafogo continua se recuperando no Campeonato Brasileiro. Jogando neste sábado, à noite, no Engenhão, o alvinegro carioca vacilou ao ceder empate quando ganhava por 2 a 0, mas conseguiu derrotar o Internacional por 3 a 2 e quebrou um jejum de quatro anos sem vitórias diante da equipe gaúcha.
Com o resultado, o time dirigido por Ney Franco, que tem um jogo a menos que a maioria dos clubes, saiu da zona do rebaixamento e agora ocupa a 15ª posição com 15 pontos. Já o Colorado segue com 24 pontos ganhos, no terceiro lugar na tabela de classificação.
O resultado premiou o desempenho da equipe carioca, que fez um ótimo primeiro tempo quando abriu dois gols de vantagem com Victor Simões, aos dez, e André Lima, aos 16, e poderia ter alcançado um placar mais elevado. No segundo tempo, permitiu a reação gaúcha, que empatou com Andrezinho, de pênalti, aos dois minutos, e Leandrão, aos 18, mas o Alvinegro teve a capacidade de se recuperar psicologicamente e marcar o gol da vitória com Alessandro, aos 30 minutos.
Na próxima rodada, o Botafogo vai ao Couto Pereira enfrentar o Coritiba. Já o Internacional, que mostrou sentir falta do artilheiro Nilmar, vai receber o Barueri no Beira-Rio.
O jogo – O Botafogo começou a partida imprimindo um ritmo veloz, tentando prender o Internacional na defesa. Logo aos cinco minutos, depois de cruzamento sobre a área, André Lima ajeitou de cabeça para a conclusão de Batista. Era o início da pressão alvinegra, que continuou.
Aos nove minutos, em cobrança de falta, Juninho obrigou o goleiro Michel Alves a fazer uma defesa difícil. Um minuto depois, Victor Simões penetrou pela direita e chutou cruzado. O goleiro do Inter defendeu parcialmente e o zagueiro Wellington completou para as redes.
A vantagem não fez o Botafogo relaxar em campo. Com toques rápidos, o time carioca seguia envolvendo o Internacional que fazia grande esforço para ajustar sua marcação. Michel Alves voltou a aparecer bem aos 15 minutos, mas aos 16 minutos Lúcio Flávio cobrou escanteio, Renato ajeitou de cabeça e André Lima meteu o bico da chuteira e marcou o segundo gol do time da casa.
Desarvorado em campo, o Inter tentava fazer lançamentos longos para Taison e Bolanos mas os atacantes estavam muito bem marcados e não conseguem dar sequência às jogadas. O domínio do Botafogo quase resultou no terceiro gol aos 27 minutos quando Victor Simões arrancou pelo meio, mas chutou para fora. Aos 31, em falta na intermediária, Juninho chutou forte e a bola se chocou contra a trave de Michel Alves.
O time gaúcho só conseguiu a sua primeira oportunidade aos 36 minutos, quando Sorondo cabeceou para o chão e Castillo fez defesa difícil. A resposta do Botafogo foi dada por Victor Simões, que foi lançado pelo meio, se livrou de Sorondo e chutou, mas o goleiro Michel Alves desviou para escanteio. Aos 39 minutos, Andrezinho percebeu Castillo adiantado e tentou encobri-lo mas a bola passou rente à trave da equipe carioca.
O Inter voltou modificado e começou o segundo tempo disposto a descontar a vantagem e logo no primeiro minuto. Leandro Guerreiro trombou com Sandro na área. O árbitro marcou pênalti, sob protestos dos jogadores da equipe carioca. Andrezinho cobrou o pênalti com categoria e marcou o primeiro do time gaúcho aos dois minutos.
Empurrado pela torcida, o Botafogo tentou se recuperar do choque causado pelo gol colorado e teve a chance de ampliar aos oito minutos novamente com Juninho que cobrou falta com violência e, pela segunda vez na partida, viu a bola se chocar contra a trave.
Aos 17 minutos, depois de boa troca de passes, André Lima recebeu de costas para o gol, girou e chutou mas Sorondo desviou para escanteio. Aos 18 minutos, logo depois de o árbitro ter invalidado um ataque do Botafogo, alegando impedimento, o Inter chegou ao empate. Leandrão foi lançado entre os zagueiros, dominou dentro da área e tocou por cima de Castillo para empatar a partida.
O jogo ficou aberto, com os dois times procurando o terceiro gol. Aos 20, depois de boa troca de passes, Alessandro chutou cruzado e obrigou Michel Alves a praticar outra boa defesa. No lance seguinte foi a vez do Inter. Giuliano entrou livre e tentou encobrir Castillo, mas a bola subiu demais.
Ney Franco colocou Reinaldo para aumentar a força do ataque e o Botafogo chegou ao terceiro gol aos 30 minutos com Alessandro aproveitando uma desatenção da defesa colorada depois de cruzamento de Batista para chutar cruzado e colocar a bola nas redes.
O Botafogo passou a segurar a bola para garantir a vantagem. Aos 45 minutos, o zagueiro Eduardo fez grande jogada, saindo da intermediária e driblando vários adversários até entra na área, mas o chute saiu fraco e facilitou a defesa de Michel Alves no último lance importante da partida.