Depois de um ano separados por divisões, Grêmio e Corinthians se reencontrarão às 16h (de Brasília) deste domingo, no Estádio Olímpico. O palco será o mesmo do último confronto entre os dois times, em 2 de dezembro de 2007, quando foi decretado o rebaixamento do time alvinegro para a Série B do Campeonato Brasileiro.
Diferentemente daquela ocasião, quem está por cima no momento é o Corinthians, campeão paulista e da Copa do Brasil na atual temporada, ao passo que a equipe gaúcha foi recém-eliminada pelo Cruzeiro na semifinal da Copa Libertadores. O jogo ainda terá outro detalhe especial: marcará o reencontro do técnico Mano Menezes com sua ex-equipe. Em 2007, era justamente Mano o treinador do Grêmio no empate por 1 a 1 com o Corinthians.
O time corintiano ainda não deverá ter o capitão William, poupado devido a um problema crônico no pé direito. Assim, Diego será o substituto. Quem também pode desfalcar é o lateral direito Alessandro, que sentiu um desconforto na coxa direita. A equipe alvinegra aparece na quinta posição da tabela, com 14 pontos, seis a menos que o líder Internacional. Com um triunfo, Ronaldo e companhia podem chegar à terceira colocação, superando Vitória e o rival Palmeiras na classificação. Dono das cores da moda outono-inverno do futebol brasileiro, a formação alvinegra traz preocupação aos jogadores do Tricolor.
"É o time da moda. Mas não é só o time da moda. É um time que está jogando um bom futebol. É um time competitivo e eficiente. Uma vitória nos dará muita confiança. O torcedor será essencial nesse momento. O torcedor ainda está um pouco desconfiando, pelo nosso rendimento", comentou o capitão Tcheco.
Apesar de ter chegado à semifinal da Libertadores, o time gremista ainda não inspira a confiança de sua torcida. O clube vive um momento de transição, o comando do departamento de futebol mudou. O elenco deverá ser reduzido.
Grêmio: Victor; Willian Thiego, Léo, Réver (Rafael Marques) e Fábio Santos; Túlio, Adilson, Tcheco e Souza; Jonas e Maxi López Técnico: Paulo Autuori
Corinthians: Felipe, Diogo, Diego, Chicão e André Santos; Cristian, Elias e Douglas; Jorge Henrique, Dentinho e Ronaldo Técnico: Mano Menezes