O tricampeão da Copa Brasil de Free Style Motocross, Gilmar “Joaninha” Flores, pretende participar de todas as etapas do Campeonato Brasileiro organizado pela Confederação Brasileira de Esportes Radicais (CBER). O piloto treina forte para o primeiro desafio, em São Paulo, no dia 26 de julho.
Apesar do tri na Copa Brasil, Joaninha nunca conquistou o título brasileiro oficial, organizado pela CBER. O mato-grossense disputou algumas etapas, e venceu, mas nunca participou de todo o campeonato. “Sempre tive dificuldade com as datas, mas neste ano o calendário está definido e quero participar de todas as etapas para ter chance de ser campeão”, disse.
Joaninha revelou que a principal motivação para ter o título nacional é o reconhecimento da Federação Internacional de Freestyle Motocross (IFMXF), que usa o título nacional como critério para convidar os brasileiros para campeonatos internacionais. “Eu deixei de ir para uma etapa do Red Bull X Fighter este ano porque não participei do brasileiro”, explicou.
Mesmo sem o título da CBER, Joaninha é reconhecido como o principal piloto do Brasil. Neste ano ele já venceu a terceira Copa Brasil, no Rio de Janeiro, e o Desafio Internacional de Manaus (AM).
O matogrossense foi o primeiro piloto do país a participar de uma etapa do Red Bull X Fighter (uma das principais competições do mundo). No México, em 2007, ele terminou em sétimo lugar. Em 2008 a disputa foi no sambódromo do Rio de janeiro. Mesmo derrotando o francês Brice Izzo e avançando para a segunda bateria, Joaninha terminou em 8º lugar, ficando a frente de outros quatro pilotos.
Em 2008 Joaninha também conquistou o 6º lugar no X Games Brasil, ficando a frente de pilotos como os norte-americanos Matt Buyten e Kyle Loza.
Joaninha sabe que só o currículo não garante títulos. Ele também sabe da aplicação dos adversários, que treinam com os norte-americanos, na Califórnia. Por isso intensificou as sessões de treino em Sinop.
O piloto já domina variações do backflip como backflip nec-nec, backflip heel clicker, backflip superman e o underflip, mas treina para apresentar novidades. “Tenho algumas idéias, mas só quero mostrar nas competições”, revelou.