PUBLICIDADE

Fluminense encara Grêmio hoje no Maracanã pelo campeonato brasileiro

PUBLICIDADE

Vindo de resultados positivos e sonhando com a zona de classificação à Libertadores, Fluminense e Grêmio se enfrentam neste domingo, às 16 horas (de Brasília), no Maracanã, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro. O Tricolor carioca, que soma oito pontos, quer manter o embalo após a vitória por 1 a 0 no clássico contra o Botafogo. Já o gaúcho, que tem um ponto a menos, fez 3 a 0 no Náutico na rodada passada.

Carlos Alberto Parreira, técnico do Flu, reconhece que vencer o Grêmio é parte do processo de recuperação do time no Campeonato Brasileiro. No início da competição o Tricolor teve alguns resultados negativos, como a goleada de 4 a 1 sofrida para o Santos, também no Maracanã, que gerou a revolta de torcedores.

"Sabemos que o Fluminense ainda tem muito a evoluir no Campeonato Brasileiro. Mas como o nosso pensamento é a conquista de títulos, sabemos que não podemos esperar pelos resultados positivos e temos que produzi-los. A sequência de trabalho fica melhor com vitórias e por isso já esquecemos o Botafogo e só nos interessa a vitória sobre o Grêmio", disse Parreira.

A busca pelo embalo no Brasileirão passa por vários fatores. Para os jogadores do Fluminense o apoio da torcida será fundamental para o time vencer mais uma. "Aos poucos estamos trazendo a torcida novamente para o nosso lado e isso é o mais importante. Precisamos voltar a fazer do Maracanã um grande caldeirão nos jogos do Fluminense. Foi com a presença de nossos torcedores que sempre conseguimos os resultados que nos interessava", afirmou o meia Darío Conca.

Para este duelo, Parreira contará novamente com o zagueiro Luiz Alberto, que volta de suspensão e ocupará o posto de Cássio dois dias depois de quase ter ido às vias de fato com o atacante Fred em treinamento. Já o atacante Leandro Amaral, mesmo sendo o autor do passe para o gol salvador de Fred contra o Botafogo, começará o jogo no banco de reservas, já que vem ainda adquirindo ritmo de jogo após passar por uma cirurgia no joelho direito. Com isso, o meia Thiago Neves segue improvisado no ataque.

Novo esquema: O domingo servirá para o Grêmio debutar o seu novo esquema tático no gramado do Maracanã. Sai o 3-5-2, entra o 4-4-2, de predileção do técnico Paulo Autuori. A troca foi anunciada desde a chegada do treinador. Ele estava esperando apenas o momento certo para efetuá-la.

Porém, não será um esquema tão puro quanto o treinador gostaria. Sem poder contar com seus dois laterais direitos (Ruy e Joilson), ambos suspensos, o treinador teve de improvisar na posição. A vaga ficará com o Willian Thiego, zagueiro de origem, que ganhou a disputa com o volante Makelele. A ideia é que Thiego avance somente quando não for expor a defesa.

A mudança tática dará novas atribuições a Tcheco. O capitão estará menos envolvido com o processo defensivo, já que Túlio fará companhia a Adilson na marcação. Com isso, o meia terá liberdade para criar, se aproximar dos atacantes e finalizar. O camisa 10 não vai às redes desde 25 de março.

"É faz tempo que não marco gol. O importante é que a equipe vença. Agora, vou estar mais posicionado para os arremates", comentou Tcheco. "O jogador tem que se adaptar o mais rápido possível. Não é nada de outro mundo", conclui, falando sobre a implantação do 4-4-2.

Apesar de ter um confronto decisivo no meio da semana diante do Caracas, pela Libertadores, Autuori colocará em seus principais jogadores. Só ficam de fora os laterais Ruy e Joilson e o zagueiro Réver, suspensos, e o goleiro Victor, que serve à seleção brasileira.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE