A estreia do técnico Paulo Autuori no Grêmio é a principal atração do confronto com o Botafogo neste domingo, às 16 horas (de Brasília), no Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS), pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. O treinador chega com a missão de conduzir o time gaúcho ao título da Copa Libertadores, mas sem descuidar da competição nacional.
As duas equipes entrarão em campo pressionadas pela necessidade de uma vitória, feito que ainda não conseguiram no Campeonato Brasileiro. Os cariocas somam dois pontos e deixaram escapar a chance de um triunfo na rodada passada, quando empataram em casa e sem gols com o Corinthians. Os gremistas, que no fim de semana passado caíram por 2 a 1 diante do Atlético-MG, em Belo Horizonte (MG), somam apenas um ponto.
Ney Franco, técnico do Botafogo, vê a estreia de Paulo Autuori como um complicador a mais para a sua equipe, pelo fato de os gremistas estarem empolgados e dispostos a mostrar serviço para o novo comandante.
"O Grêmio já conta com um time de muita qualidade e mostrou isso ao longo desta temporada, fazendo a melhor campanha da fase de grupos da Copa Libertadores. Agora, com a chegada do Paulo Autuori, que todos conhecem a competência, irão agregar ainda mais valores positivos ao time. Precisamos estar atentos, pois a equipe deles vai querer ganhar na estreia do novo técnico. O Botafogo, porém, está pronto para as dificuldades que vai encontrar", disse Ney Franco.
As qualidades dos gaúchos também foram enaltecidas pelo capitão do Botafogo, o zagueiro Juninho. "O Grêmio fez a melhor campanha da primeira fase da Copa Libertadores e isso por si só já serve para mostrar a qualidade deste grupo. Eles jogam bem em qualquer estádio, mas sabemos que no Olímpico é ainda mais complicado enfrentá-los, pois eles crescem com o apoio de seus torcedores. Vamos precisar estar ligados e confiantes, pois temos condições de deixar Porto Alegre com um resultado positivo e vamos trabalhar por isso", assegurou.
Para esta partida o Botafogo poderá ter algumas alterações em relação ao confronto com o Corinthians. O lateral esquerdo Gabriel entra na vaga do zagueiro Wellington e, com isso, Eduardo, que ocupava a ala esquerda, atuará mais recuado, como um terceiro zagueiro. O lateral direito Alessandro, recuperando-se de uma lesão, surpreendeu, participou do treino da sexta-feira e pode ganhar a vaga de Thiaguinho. Já o atacante Reinaldo, com edema na coxa direita, segue vetado. O zagueiro Teco, recuperado de lesão no joelho direito, poderá estrear, mas a princípio será relacionado apenas para o banco de reservas.
No Grêmio, dois personagens estão ligados de maneira muito forte ao Botafogo e terão um dia especial contra o ex-clube. O primeiro é Paulo Autuori. O experiente treinador, com três passagens pelo Fogão, estreará no comando da equipe gaúcha. Depois de quase um mês, o time terá um treinador efetivo à beira do gramado. A última vez que isso ocorreu foi em 5 de abril, com Celso Roth.
"Estou animado para esse jogo contra o Botafogo. Acho que é fundamental. O jogo tem muito a ver com o contra o Caracas, pois a recuperação no Campeonato Brasileiro é importante. Não se pode abrir mão do Campeonato Brasileiro. Isso vai criar um clima favorável na equipe e no entorno, em termos de torcida", comentou o técnico campeão brasileiro com o Botafogo em 1995.
Os primeiros resultados do Grêmio na competição ficaram abaixo do esperado. Empatar com o Santos, em casa, foi considerado ruim. Assim como perder para o Atlético-MG, no Mineirão. Para não deixar os ponteiros do torneio se desgarrarem, os três pontos se tornam de suma importância.
A primeira vez de Autuori em azul, branco e preto será diante do torcedor, que desde o anúncio do seu nome se mostrou confiante. Os gremistas esperam poder ver algumas pitadas do tempero que o novo treinador dará ao time, mesmo que na escalação ainda seja muito parecido com o utilizado por Roth. Porém, o estreante espera poder realizar pequenas alterações apesar da manutenção do 3-5-2. A intenção é um time posicionado de maneira mais adiantada, impondo uma marcação agressiva e com um sistema de cobertura dos alas diferenciado.
Para isso será necessária a pegada de Túlio, outro personagem ligado ao alvinegro carioca, clube que defendeu até 2008. O volante substituirá o suspenso Adilson, único desfalque gaúcho para o confronto. Essa será a primeira partida do jogador como titular do Grêmio, logo diante do time que defendeu por cinco anos.
Ficha Técnica
Grêmio x Botafogo
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Data: 24 de maio de 2009 (Domingo)
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Salvio Fagundes Filho (Fifa-SP)
Assistentes: Roberto Braatz (Fifa-PR) e Alessandro Rocha (Fifa-BA)
Grêmio: Victor, Léo, Rafael Marques e Réver; Ruy, Túlio, Tcheco, Souza e Fábio Santos; Jonas e Maxi López
Técnico: Paulo Autuori
Botafogo: Renan, Leandro Guerreiro, Juninho e Eduardo; Thiaguinho (Alessandro), Fahel, Túlio Souza, Rodrigo Dantas e Gabriel; Jean Coral (Tony) e Victor Simões
Técnico: Ney Franco