Com quatro vitórias em cinco corridas nesta temporada, Jenson Button lidera o Mundial. Na manhã deste sábado, ele conquistou a pole position para o Grande Prêmio de Mônaco. Com o tempo de 1min14s902, o inglês da Brawn GP larga na primeira colocação pela quarta vez no ano às 9h de domingo.
Campeão na temporada de 2007, o finlandês Kimi Raikkonen deu um sinal de recuperação e fez 1min14s927, segundo melhor tempo do treino classificatório. Companheiro de equipe de Jenson Button, Rubens Barrichello foi o terceiro mais rápido, com a marca de 1min15s077.
Superado na tabela de classificação do Mundial apenas pela dupla de pilotos da Brawn GP, o alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, larga na quarta colocação após marcar 1min15s271. O jovem foi seguido pelo ferrarista Felipe Massa, que cravou 1min15s437.
Mais rápido na última sexta-feira, o alemão Nico Rosberg, da Williams, garantiu a sexta posição no grid, com o tempo de 1min15s455. O espanhol Fernando Alonso, que liderou o último treino livre com a Renault, registrou 1min16s009, nono melhor tempo da sessão.
Companheiro do bicampeão do mundo na equipe francesa, Nelsinho Piquet não se classificou para a parte final do treino classificatório. Ele chegou a rodar no começo da segunda sessão, mas conseguiu voltar à pista. No entanto, ficou apenas com a 12ª posição no grid.
Atual campeão do mundo, o inglês Lewis Hamilton teve pior sorte. Ele rodou logo no começo das atividades e provocou bandeira vermelha. O piloto deixou sua McLaren caminhando e não pôde voltar à pista. Desta forma, inicia a corrida apenas na 16ª colocação.