Apenas três pontos separam o sorrisense Thiago Formehl da liderança do campeonato brasileiro de motocross na categoria 85 cilindradas. Após duas provas ele ocupa o segundo lugar na classificação geral da Confederação Brasileira de Motociclismo, com 44 pontos, atrás de Endrews Armstrong, com 47. O terceiro lugar é de Eduardo Leopoldo Rudnick, atualmente com 43. Kaio César de Miranda, com 33, é o quarto colocado, e, em quinto, está Raul Faustino, com 32.
Indaiatuba (SP) e Canelinha (SC) sediaram, respectivamente, a abertura e a segunda corrida da temporada do nacional. Outros pilotos de Mato Grosso seguem na briga por boas colocações no ranking geral. Cezar Zamboni, também pela 85 cilindradas é o 18º colocado.
Pela CRF 230 Ciro José da Silva, o Cirinho de Nova Ubiratã, é o sétimo com 21 pontos. O líder Richard Bruno tem 48, o vice Marcos Roberto Roza tem 44 e o terceiro colocado Nivaldo José Viana tem 40.
No final de semana os pilotos voltam a se encontrar para mais uma disputa do brasileiro. Desta vez será em Canoas (RS), palco da terceira corrida. Neste ano as provas são disputadas nas categorias 50cc, 65cc, 85cc, MX3, MX JR, MX2, MX1 e CRF230.
As disputas acontecem em circuito fechado. As pistas têm entre 1,5 mil e 2 mil metros de extensão, com saltos que levam os pilotos a mais de dez metros de altura. As provas de todas as categorias têm um tempo pré-determinado de duração, mais duas voltas.