A decisão de priorizar o confronto contra o Sport pela Libertadores da América não trouxe conseqüências ao Palmeiras na estreia do Campeonato Brasileiro. Na noite deste sábado, no Palestra Itália, o time do técnico Wanderley Luxemburgo bateu o Coritiba de virada por 2 a 1.
Por causa do compromisso de terça-feira na Ilha do Retiro, o técnico Wanderley Luxemburgo optou por uma formação praticamente reserva no primeiro tempo. Apenas nos 45 minutos finais, o treinador apelou para as entradas dos titulares mais importantes: Cleiton Xavier, Diego Souza e Keirrison foram fundamentais para a conquista dos três pontos.
Apesar da vitória, a torcida palmeirense sofreu neste sábado. Na etapa inicial, o Coritiba abriu o placar com Marcelinho Paraíba, de pênalti. No segundo tempo, o Palmeiras virou através de Willians e Keirrison.
Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras enfrenta o Internacional, no Beira-Rio, no domingo que vem. Um dia antes, o Coritiba pega o Santo André, no Couto Pereira.
O jogo – O Palmeiras adotou uma postura ofensiva para a estreia do Campeonato Brasileiro, mas a falta dos titulares prejudicou o desempenho da equipe na etapa inicial. Desentrosada, a base reserva do Verdão esbarrava na boa marcação do Coxa.
A partir dos 15 minutos, as equipes esqueceram o alto número de faltas dos instantes iniciais e aceleraram mais suas ações ofensivas. O Palmeiras utilizava um esquema ofensivo semelhante ao da recente vitória contra o Sport, com Marquinhos e Willians abertos pelas pontas. Já o Coxa tinha o experiente Marcelinho Paraíba como o comandante das jogadas.
Em um jogo disputado, a eficiência fez a diferença. Um minuto depois de ver Ortigoza perder uma oportunidade na cara de Vanderlei, o Palmeiras levou o gol. O árbitro Arilson Bispo da Anunciação interpretou pênalti na trombada de Jefferson com Márcio Gabriel dentro da área. Marcelinho Paraíba cobrou com precisão e abriu o placar.
Pouco antes do intervalo, a falta de pontaria voltou a ser vilã do Palmeiras. Livre na pequena área, Willians aproveitou cruzamento da esquerda e cabeceou pela linha de fundo para desespero da torcida. "Muitos jogadores perdem gols, é normal", justificou o camisa oito.
Titulares em campo: Para o segundo tempo, Luxemburgo viu a necessidade de aumentar seu poder de fogo. Por isso, Keirrison e Diego Souza entraram nos lugares de Marquinhos e Mozart. As alterações surtiram efeito.
Em cinco minutos, Keirrison e Diego Souza tiveram uma chance cada e pararam em ótimas defesas de Vanderlei, que se apresentava inspirado. Preocupado com a blitz verde, o técnico René Simões, do Coritiba, reforçou a marcação com a presença do volante Dirceu no lugar do atacante Marcos Aurélio.
Logo em seguida, os donos da casa contaram com mais um titular: Cleiton Xavier. Melhor em campo, o Palmeiras acabou recompensado com o empate. Aos 24 minutos, Cleiton Xavier acertou lindo passe para Jefferson na esquerda. O ala foi até a linha de fundo, levantou a cabeça e cruzou para o complemento de Willians na pequena área: 1 a 1.
O gol tinha tudo para aumentar o ânimo alviverde, mas o Palmeiras diminuiu o ritmo nos minutos finais até pela contusão de Willians, que ficou em campo machucado (as três alterações já tinham sido efetuadas). Ainda assim, o Verdão obteve a vitória aos 42 minutos, quando Keirrison recebeu de Diego Souza e tocou na saída de Vanderlei