Com um gol de Rodrigo Pimpão no segundo tempo, o Vasco estreou com vitória por 1 a 0 sobre o Brasiliense, neste sábado, em São Januário. O time comandado por Dorival Júnior sofreu na etapa inicial com a retranca dos visitante, mas soube sair dela com muita disposição e toque de bola.
O Vasco iniciou a partida tentando pressionar o Brasiliense, que estava escalado no 3-6-1. O meia Carlos Alberto concentrava as jogadas no setor de ataque. O primeiro lance de gol aconteceu logo aos seis minutos após ele tocar para Rodrigo Pimpão, mas o atacante chutou cruzado e fraco nas mãos de Guto.
A resposta dos visitantes aconteceu dois depois. Após bom ataque do Brasiliense, a bola chegou no lateral-direito Júlio César, que chutou cruzado. O goleiro Fernando Brás espalmou, a bola bateu na trave e voltou nas mão do número 1 do Vasco. A primeira grande chance dos donos da casa aconteceu aos 13 minutos. Carlos Alberto tocou para Paulo Sérgio, que cruzou para Élton. O atacante cabeceou com estilo, mas a bola passou a direita do gol de Guto.
Após os 15 minutos o ritmo do jogo diminuiu. A forte retranca do Brasiliense conseguiu anular os ataques do Vasco. As chances de gol foram raras, sendo a melhor delas dos visitantes. O lateral-direito Júlio César chutou cruzado e assustou Fernando. Já o Vasco buscou na base da raça chegar ao primeiro gol, mas não obteve êxito e o placar seguiu zerado para o intervalo.
O segundo tempo começou com uma verdadeira blitz do Vasco. Nos primeiros dez minutos o Brasiliense não conseguiu sequer passar da metade do campo. Atacando pelo dois lados, a defesa dos visitante teve trabalho em segurar os ataques cruzmaltinos. Somente aos 11 minutos o time do Distrito Federal chutou ao gol de Fernando, com Fábio Júnior, mas sem perigo.
O Vasco voltou a diminuir a pressão, assim como fez no primeiro tempo, e de espaços para o Brasiliense. Tanto que aos 14 minutos Fábio Júnior arriscou de fora da área e obrigou Fernando Brás a fazer boa defesa e colocar a bola para escanteio.
Só que doi minutos depois veio a resposta do Vasco. Após bom ataque, Ramon tocou para Rodrigo Pimpão, que recebeu no meio da área, girou e chutou a direita de Guto, que nada pode fazer para a abertura do placar.
O gol acendeu de novo o Vasco, que voltou a dominar inteiramente a partida. No entanto, a melhor chance de ampliar veio com Paulo Sérgio, aos 30 minutos, após fazer boa jogada pela direita e chutar a gol para boa defesa de Guto.
O Brasiliense tentou impor uma pressão ao Vasco nos minutos finais e assustou o goleiro Fernando Brás, que passou a trabalhar com mais assiduidade. Já o Vasco passou a tentar administrar o resultado e aproveitar os contra-ataques proporcionados pelos visitantes até o fim do jogo.