O Flamengo visita o Fortaleza nesta quarta-feira, às 20h50, no Estádio Castelão, em Fortaleza, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. O jogo é o duelo de volta e as duas equipes empataram sem gols na ida, em Volta Redonda-RJ.O curioso do confronto é que ele vai marcar o encontro entre dois times que se sagraram tricampeões estaduais. O Rubro-negro superou o Botafogo na disputa de pênaltis, enquanto o Tricolor passou pelo rival Ceará.
Conter a euforia tem sido o principal desafio dos dois treinadores – Cuca, do Flamengo, e Mirandinha, do Fortaleza – na preparação para a partida desta quarta-feira. O comandante rubro-negro lembrou que nos anos anteriores, quando conquistava o Estadual, os flamenguistas fracassavam em jogos importantes, sendo eliminados da Copa Libertadores por Defensor, do Uruguai, e América do México, em 2007 e 2008, respectivamente.
"É importante neste momento mantermos o equilíbrio, pois estamos sendo muito festejados pela conquista do título, mas poderemos ser muito criticados e com certeza seremos se formos eliminados da Copa do Brasil. A torcida do Flamengo é exigente e sabe que o time tem condições de entrar em todas as competições com o desejo de ganhar", disse Cuca.
Os jogadores do Flamengo garantem que o foco está todo voltado para o jogo contra o Fortaleza.
"O Flamengo já considera a decisão contra o Botafogo como algo do passado, pois agora o foco está todo na partida contra o Fortaleza. Não podemos estragar o bom momento que estamos vivendo com a eliminação na Copa do Brasil. Queremos muito a vaga na Copa Libertadores e seria muito bom não dependermos do Campeonato Brasileiro para isso", disse o lateral-direito Leonardo Moura.
Pelo fato de a partida de ida ter terminado sem gols, quem ganhar nesta quarta-feira vai se classificar para enfrentar o vencedor do confronto entre Internacional e Náutico. Um novo placar por 0 a 0 forçará a disputa de pênaltis. Qualquer outro empate serve aos cariocas, pois os tentos marcados na casa do adversário valem como critério de desempate.
"O regulamento força o Flamengo a buscar a vitória, pois se marcarmos gols o empate também nos servirá e eles serão obrigados a sair", disse Leonardo Moura.
Para este compromisso Cuca ainda não definiu o time, mas deverá manter a base que iniciou o jogo contra o Botafogo. A única mudança seria a entrada do zagueiro Welinton na vaga de Fábio Luciano, que se aposentou.
Pelo lado do Fortaleza, o técnico Mirandinha não poderá contar com o zagueiro Sílvio e nem com o meia Cleisson, suspensos. Com isso Danilo entra na zaga e Bismark no meio-de-campo.
Em relação ao jogo, o treinador revelou que espera da sua equipe a mesma luta e determinação mostradas nas finais do Estadual e na partida de ida.
"Se jogarmos da mesma forma, com garra e determinação, o Flamengo terá muitas dificuldades para sair de nosso estádio com a vaga na próxima fase. Vamos disputar cada lance como se fosse o mais decisivo. Para superar o Flamengo é preciso ter ainda mais garra do que eles", disse Mirandinha.