Na briga pela hegemonia do futebol carioca, o Flamengo deu um passo importante na frente do Fluminense. O clube rubro-negro derrotou o Fluminense por 1 a 0 neste domingo, no Maracanã, e além de garantir sua presença na final da Taça Rio contra o Botafogo, ainda manteve suas esperanças de chegar ao 31º título estadual da sua história superando o Tricolor das Laranjeiras já que os dois clubes estão empatados com 30 títulos. O gol que decidiu o clássico foi marcado por Juan aos 31 minutos do primeiro tempo em lance que contou com a colaboração do goleiro Fernando Henrique.
A vitória do Flamengo foi merecida. O time dirigido por Cuca fez uma grande partida, principalmente no primeiro tempo e conseguiu suportar a pressão tricolor no segundo tempo. Com uma marcação perfeita, os rubro-negros impediam que Conca e Thiago Neves conseguissem armar sua equipe e ainda saiam para o ataque em velocidade, sempre explorando os lados do campo onde Leonardo Moura e, principalmente Juan, levavam vantagem sobre a marcação tricolor.
Agora o Fluminense voltará sua atenção para a Copa do Brasil onde enfrentará o Águia de Marabá, em Belém nesta quinta-feira. Já o Flamengo só entrará em ação no próximo domingo quando enfrentará o Botafogo pelo título da Taça Rio.
O jogo – O clássico começou quente. Antes do primeiro minuto, Willians e Fred se desentendaram na área e receberam cartão amarelo. O Flamengo começou com maior posse de bola e explorando sempre o lateral-esquerdo Juan. Aos quatro minutos, Juan cruzou da esquerda e Leonardo Moura, livre, cabeceou por cima.
O Flamengo insistia nas jogadas pela esquerda já que Juan levava nítida vantagem no duelo com Mariano. Aos nove minutos, em nova jogada aérea, Fábio Luciano ganhou dos zagueiros tricolores e cabeceou nas mãos do goleiro Fernando Henrique. O goleiro tricolor fez uma reposição rápida para Thiago Neves que penetrou pela intermediária rubro-negra e lançou Fred. O atacante se atrapalhou com Mariano e a bola acabou cruzada na cabeça de Everton Santos. O goleiro Diego estava fora do lance mas o atacante tricolor desperdiçou a chance cabeceando por cima do travessão.
O Flamengo seguiu melhor em campo já que Thiago Neves e Conca estavam muito bem marcados e ao tomar a bola, o Flamengo saia sempre em toques rápidos envolvendo a defesa tricolor. Aos 15 minutos, Juan cob rou falta do lado da área, Ronaldo Angelim cabeceou e Fernando Henrique fez grande defesa, espalmando a bola para o lado, permitindo que a defesa aliviasse o perigo. Aos 19 minutos foi a vez de Josiel receber fora da área e girar rapidamente para assustar a defesa tricolor.
O Fluminense tinha grande dificuldade para chegar ao ataque e só em lances esporádicos conseguia chegar ao gol rubro-negro. Numa cobrança de escanteio, Jailton se antecipou à marcação e cabeceou para fora aos 24 minutos.
O Flamengo continuava com o controle absoluto da partida e acabou marcando seu primeiro gol aos 31 minutos através de Juan que arriscou de fora de área e contou com a colaboração de Fernando Henrique que foi traído por um leve toque no gramado.
Em desvantagem, o Fluminense tentou partir para o ataque mas só conseguiu uma real chance para empatar aos 41 minutos quando Thiago Neves cobrou falta e a bola bateu na trave direita de Diego antes de sair. Aos 44 minutos, o Flamengo perdeu uma chance incrível de ampliar o marcador. Luiz Alberto perdeu a bola para Leonardo Moura na intermediária. O jogador do Flamengo entrou livre na área e chutou em cima de Fernando Henrique. No rebote, Moura rolou para Josiel que conseguiu chutar em cima de Edcarlos que estava na linha de gol.
O Fluminense voltou para o segundo tempo com o meia Marquinho no lugar de Wellington Monteiro numa mudança para tentar dar mais agressividade ao time. E nos primeiros minutos, o Tricolor chegou a dar a impressão de que reagiria, embora o primeiro lance de perigo tenha sido do Flamengo quando Zé Roberto chutou cruzado e Íbson chegou atrasado. A resposta tricolor foi parecida. Thiago Neves cruzou e Everton Santos chegou atrasado. Aos 11 minutos, o goleiro Diego fez uma defesa de efeito em cabeçada de Luiz Alberto.
Depois desse lance, o Flamengo retomou o controle da partida. Aos 17 minutos, Emerson que havia entrado no lugar e Josiel, perdeu a chance de ampliar após escorar de cabeça um cruzamento de Angelim e colocar a bola para fora. Aos 19 foi a vez de Zé Roberto entrar na área pela esquerda e chutar forte, Fernando Henrique tocou na bola que ainda bateu na trave direita antes de sair.
O Fluminense perdeu Mariano contundido e Parreira lançou o atacante Alan numa manobra desesperada para tentar o empate. Só que o Flamengo continuava com o domínio da partida, chegando primeiro em todas as bolas divididas e colocando sempre em dificuldades a defesa tricolor.
O técnico Carlos Alberto Parreira foi expulso aos 36 minutos por reclamar da arbitragem e o Fluminense que já estava perdido, se desorientou de vez. Nos minutos finais o Flu partiu de forma desordenada e o Flamengo teve duas grandes chances de ampliar. A primeira com Ibson que tentou encobrir Fernando Henrique e falhou e, nos acréscimos, Emerson, Juan e Leonardo Moura desperdiçaram chances claras de dar ao Flamengo uma vitória mais folgada.