Ronaldo jogou mais de 20 minutos na vitória do Corinthians por 2 a 0 sobre o Itumbiara, nesta quarta-feira, no estádio Juscelino Kubitschek. Do banco de reservas, acompanhou como torcedor os gols de Chicão e André Santos. Entrou em campo em seguida e ajudou a sacramentar a classificação para a segunda fase da Copa do Brasil, sem necessidade da partida de volta.
O adversário do Corinthians no próximo mata-mata será o Misto-MS. Antes, no entanto, a equipe comandada por Mano Menezes voltará a se preocupar com o Campeonato Paulista. Fará clássico contra o Palmeiras no domingo, em Presidente Prudente (SP). Provavelmente com Ronaldo como titular.
O jogo – O Corinthians já estava em campo, mas os flashes eram para o banco de reservas do estádio Juscelino Kubitschek. Ronaldo foi o centro das atenções. O assédio ao atacante fez até com que Mano Menezes demorasse a se posicionar na área técnica. “Já esperávamos por isso”, sorriu o treinador.
No gramado (pintado recentemente e com excelentes condições de jogo), o Corinthians estava com três atacantes – Jorge Henrique, Dentinho e o criticado Souza. O time conseguia empolgar a torcida com a formação ofensiva, embora não criasse oportunidades claras para abrir o placar.
Pelo Itumbiara, o veterano Denílson era o responsável por agitar o público. Passou o pé sobre a bola em sua primeira jogada e sofreu a falta em seguida. Antes do jogo, cumprimentou o ex-companheiro de seleção brasileira Ronaldo e o argentino Sergio Escudero, com quem discutira quando estava no Palmeiras.
Apesar de mais escondido do que Denílson, Túlio Maravilha chegou mais próximo do gol quando foi acionado. O veterano centroavante invadiu a área livre de marcação e encobriu o goleiro Felipe aos 33 minutos. Atento, o improvisado lateral direito Fabinho salvou a bola antes que ela entrasse.
Do banco de reservas, Ronaldo vibrava com cada lance da partida. Lamentou a jogada de Túlio, mas conversou animadamente com Mano Menezes quando o Corinthians atacou com mais perigo. E, no momento em que Leandro Carvalho puxou Jorge Henrique dentro da área, o Fenômeno concordou com o árbitro Pablo dos Santos Alves. “Acho que foi”, disse.
Pênalti para o Corinthians. A torcida gritou o nome de Chicão, e o zagueiro não decepcionou. Deu uma paradinha e deslocou o goleiro Max aos 44 minutos. Pouco depois de comemorar o gol de sua equipe, Ronaldo desceu rapidamente para o vestiário com a intenção de evitar o assédio de repórteres no intervalo.
Ronaldo voltou a campo de colete laranja. Portanto, permaneceria na reserva no início do segundo tempo. A novidade do Corinthians era o meia Morais, que substituiu Dentinho e deixou o time outra vez com dois armadores. No Itumbiara, Túlio Maravilha saiu de campo para a entrada de Landu.
Logo aos quatro minutos da etapa complementar, o Corinthians ampliou. André Santos chutou com a perna esquerda de dentro da área e acertou o canto, sem chances de defesa para Max. Ronaldo ergueu as mãos para festejar, mas se atrapalhou para deixar o banco de reservas. Mesmo sendo o último a levantar, ganhou um abraço do autor do gol.
A vantagem corintiana, suficiente para eliminar o jogo de volta, foi o estopim para os berros de Ronaldo. O atacante acompanhou o aquecimento dos demais jogadores e animou ainda mais o público no estádio Juscelino Kubitschek. Aos 23 minutos, então, o que todos esperavam: o Fenômeno substituiu Jorge Henrique. Em seguida, Otacílio Neto entrou no lugar de Souza.
Ronaldo entusiasmou os torcedores em campo. Mesmo ainda fora de sua forma física ideal, o atacante fez desarmes, acertou passes, cabeceou e até pedalou. Mas não deu um chute a gol sequer. Antes de a partida acabar, Otacílio Neto ainda foi expulso com dois cartões amarelos.