O sábado marca o início de uma semana que pode ser de intensas e importantes partidas para o Grêmio. ‘Brigado’ com o calendário, o Tricolor enfrenta o Juventude pelas quartas-de-final do primeiro turno do Campeonato Gaúcho. Vencendo o confronto no Olímpico, às 16 horas, o time de Celso Roth pode ser obrigado a fazer quatro jogos em nove dias.
A situação avalizada pela diretoria, quando concordou com a fórmula do Estadual, irrita o técnico Celso Roth. Caso o Grêmio avance, não está descartada a possibilidade de jogar uma das partidas seguintes do Regional com equipe reserva. Isso porque, na quarta-feira, há jogo da Libertadores, com a semifinal do Gauchão sendo na sexta e a final no domingo.
No ano passado, os dois clubes também se encontraram nas quartas-de-final. O Alviverde saiu vitorioso, mesmo decidindo a vaga em Porto Alegre. Roth espera que em 2009 a história não se repita.
“Viemos com a impressão de que o jogo estaria bem encaminhado (no ano passado). O futebol não é assim. Estamos em um momento que é fantástico. O Grêmio está na Libertadores. Antes temos o Campeonato Gaúcho. Temos esse jogo difícil, complicado. O Juventude é um time muito qualificado. O jogo vai nos exigir muito”, explanou o treinador.
Dentro das quatro linhas, Roth possui um problema grave e longo para resolver. O volante Willian Magrão, lesionado, será desfalque por seis meses. Para suprir a vaga, Tcheco deverá ser deslocado para função e o time ser escalado no 3-5-2. Caso a opção seja pelo 3-6-1, entra Adilson e saí Jonas, artilheiro do time nesta temporada.
Se o Grêmio foi surpreendido pela lesão de Magrão, o Juventude não esperava perder seu treinador em uma semana decisiva. PC Gusmão trocou o Esmeraldino pelo Atlético-GO e o novo comandante do time gaúcho não foi anunciado. Por enquanto, Valteir Gomes assume interinamente.
E a missão de Valteir não é das mais fáceis. Além de ter que enfrentar o qualificado Tricolor, o treinador terá que resolver o problema ofensivo da equipe. O Juventude possui o pior ataque do Gauchão e, como agravante, o centroavante Mendes segue fora com problemas musculares.
Caso os 90 minutos entre Grêmio e Juventude terminem empatados, a decisão por um lugar na semifinal será em cobranças de pênaltis.
Quem superar os problemas e vencer entre Grêmio e Juventude irá pegar o vencedor do jogo do Veranópolis contra o Santa Cruz, na Serra Gaúcha.
O outro jogo do dia: Outra partida válida pelas quartas-de-final ocorre neste sábado com o Ypiranga recebendo o Novo Hamburgo.
Os donos da casa estão cheio de dúvidas. O lateral Marcelo Müller, e os meias Marquinhos e André Luís, todos ainda em fase de recuperação de lesões, não estão confirmados para a decisão. O que torna a escalação do técnico Tonho Gil uma incógnita.
No Novo Hamburgo a situação é diferente. Gilmar Iser possui somente uma dúvida. O zagueiro Luís Henrique está suspenso e Vinícius e Paulo César brigam pela vaga.
Ficha Técnica
Grêmio x Juventude
Local: Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Data: 21 de fevereiro de 2009, sábado
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Márcio Chagas da Silva (RS)
Assistentes: Carlos Alberto dos Santos Bittencourt e Cristiano Arlei Hennig (ambos do RS)
Grêmio: Victor; Léo, Réver e Rafael Marques; Ruy, Diogo, Tcheco, Souza e Fábio Santos; Jonas (Adilson) e Alex Mineiro
Técnico: Celso Roth
Juventude: Gatti; Luiz Felipe, Alex Moraes, Da Silva e Cicinho; Renan, Juan Pérez, Walker e Francismar; Ivo e Allisson
Técnico: Valteir Gomes