O Duque de Caxias só precisou de metade do segundo tempo para reagir, dominar e virar o jogo em cima do Fluminense, marcando 3 a 2 no estádio Los Larios, em Duque de Caxias. Com o resultado, o time tricolor fica na quinta colocação do Grupo A, com quatro pontos, enquanto a equipe duquecaxiense manteve-se na lanterna, também com quatro pontos.
O confronto terminou a primeira etapa dominada pelo clube da capital, que foi para o intervalo vencendo por 2 a 0 com dois gols de Roger, aos 32 e 34 minutos. Os donos da casa, contudo, voltaram melhores e, aos 30 minutos, descontaram com Geovane. Aos 43, Henrique empatou e Deni selou a virada cinco minutos depois, já nos acréscimos.
Na próxima rodada, a equipe de René Simões tenta a recuperação no primeiro clássico carioca do ano, diante do vasco, às 19h10 (de Brasília) de domingo, no Maracanã. Já o Duque de Caxias tenta manter o embalo às 17 horas do mesmo dia, em visita que fará ao Resende.
O jogo – O Duque de Caxias não deu espaços ao Fluminense desde o início do jogo, congestionando o seu meio-campo com toques sem perigo para o ataque. Mesmo assim, logo aos três minutos, Conca bateu falta com força e colocado de longe e o goleiro Borges faz grande defesa.
O time tricolor teve que usar da individualidade de seus jogadores para fugir do bloqueio defensivo do adversário. Aos dez, Wellington Monbteiro fez boa jogada na área e chutou forte. Borges novamente defendeu com segurança. Um minuto depois, Leandro Amaral recebeu na área e arrematou para dentro do gol, mas o árbitro marcou impedimento.
O gol anulado animou a torcida tricolor, que começou a cantar a música do ‘Créu’. Aos 21, Conca cruzou na área, Luiz Alberto e Edcarlos subiram e se chocaram com o goleiro, que colocou para fora. A pressão surtiu efeito aos 32 minutos, quando Conca lançou na área e Roger aproveitou vacilo da zaga bobeia e para marcar. Dois minutos depois, aos 34, Leandro Bonfim cobrou o escanteio e o atacante fez mais um ao se antecipar para finalizar. A bola saiu prensada pela zaga, mas entrou.
Mesmo com os 2 a 0 a favor, o Fluminense aproveitou a fragilidade da defesa adversária para buscar mais o gol. Aos 38, Leandro Amaral tabelou com Leandro Bonfim e chutou com perigo rente ao travessão, protagonizando o último lance de perigo do primeiro tempo.
Com chuva forte na volta ao segundo tempo, o time tricolor diminuiu o ritmo e passou a tocar mais a bola sem muita objetividade no ataque. O Duque de Caxias se aproveitou deste recuo para arriscar alguns contra-ataques. Aos 23 minutos, Geovane tabela com Renatinho na entrada da área e chuta rente à trave.
O lance acordou os visitantes, que responderam com Leandro Domingues: o meia recebeu lançamento na área e chutou em cima de Borges. O Duque de Caxias devolveu com Léo Oliveira, que avançou até a área e chuta rente à trave com perigo. Era a mostra de que o primeiro gol mandante estava próximo.
E a previsão se confirmou aos 29 minutos. O goleiro Fernando Henrique tentou evitar um ataque e acabou cometendo pênalti em Renatinho. Geovane cobrou e marcou o gol que acendeu a equipe duquecaxiense, que passou a buscar mais o ataque com Geovane organizando as principais jogadas de ataque.
As investidas na frente resultaram no empate aos 43 minutos, em cabeçada certeira de Henrique nas redes fluminenses. O time da capital até conseguiu voltar à frente do placar aos 44 minutos, com Leandro Amaral, mas a arbitragem assinalou impedimento e anulou o tento.
Aos 48 minutos, um prêmio para quem soube reagir a tempo, embora tenha se beneficiado da chuva forte. Com um time que atua mais na força do que na técnica, ao contrário do Fluminene, o Duque de Caxias alcançou a virada. Deni recebeu na área, driblou Wellington Monteiro e marca um belo g