O Vasco obteve sua primeira vitória no Campeonato Carioca. O time dirigido por Dorival Júnior goleou o Tigres do Brasil por 4 a 0 em partida disputada na noite desta quarta-feira no Estádio Los Larios, em Xerém.
Com o resultado, o clube de São Januário agora soma três pontos na classificação do Grupo A, enquanto o novato Tigres continua com apenas um ponto, obtido no empate com o Duque de Caxias no jogo de estreia.
O Vasco soube superar um início ruim de partida, quando foi dominado pelo Tigres e alcançou um resultado expressivo que dará mais tranquilidade ao técnico Dorival Junior para continuar o seu trabalho.
Já o Tigres mostrou-se uma equipe esforçada, que chegou a ter momentos de predomínio durante a partida, mas que se perdeu quando ficou com um jogador a menos na metade do segundo tempo.
Na próxima rodada, o Vasco vai enfrentar o Duque de Caxias em São Januário, enquanto o Tigres irá encarar o Americano, em Campos.
O jogo: O Vasco começou a partida de forma tímida, pouco se arriscando no ataque, enquanto o Tigres tentava pressionar o adversário em busca do primeiro gol.
Mesmo com Sorato isolado na frente, o time de Xerém fazia forte marcação no meio campo e partia em velocidade pelos lados do campo. Do lado vascaíno, Rodrigo Pimpão era o único atacante fixo e quase não recebia apoio de Jéferson e Carlos Alberto.
Aos 11 minutos, o zagueiro Fernando apareceu bem para travar o chute de Guerra que estava livre na área.
A resposta do Vasco só aconteceu aos 13 minutos. Neto cobrou falta na barreira e a bola sobrou para Rodrigo Pimpão, que esticou para Alex Teixeira. O atacante se livrou do zagueiro Zé Carlos, mas chutou rasteiro e fraco para boa defesa de Marcos Paulo.
Aos 15 minutos, em bola levantada na área do Tigres, o atacante Pimpão e os zagueiros Zé Carlos e Gustavo se chocaram. A consequência é que Zé Carlos foi obrigado a deixar o campo, entrando Ailson em seu lugar.
O Tigres vivia um momento melhor na partida e aos 21 minutos, cobrando falta na entrada da área, Clayton obrigou Tiago a praticar grande defesa. Aos 24 minutos foi a vez de Sorato dar um susto na torcida vascaína ao receber no bico da área e chutar cruzado.
O Vasco só conseguiu criar uma jogada de perigo aos 28 minutos com Rodrigo Pimpão, que recebeu dentro da área e bateu cruzado. A bola desviou no zagueiro Ailson e passou perto da trave de Marcos Paulo.
A partir dos 30 minutos, o time dirigido por Dorival Júnior começou a se encontrar na partida e criar chances para marcar. Aos 37 minutos, Jéferson recebeu do lado esquerdo da área e tocou rápido para a entrada de Rodrigo Pimpão, que driblou o goleiro Marcos Paulo e marcou o seu primeiro gol com a camisa do Vasco em partidas oficiais.
Aos 40 minutos, o Vasco foi prejudicado pela arbitragem, que anulou um gol legítimo marcado por Alex Teixeira.
Antes do encerramento do primeiro tempo, a torcida do Vasco que parecia satisfeita com a exibição do time, tomou um grande susto. Aos 45 minutos, o volante Amaral foi rebater uma bola e a colocou nos pés de Sorato, inteiramente livre, na entrada da pequena área. O veterano atacante bateu de primeira, mas acabou jogando a bola para fora.
O Tigres voltou para o segundo tempo com o atacante Gilcimar no lugar de volante Neto. E foi ele que desperdiçou a primeira chance para empatar ao cabecear de forma bisonha para fora quando estava inteiramente livre na frente do goleiro vascaíno.
O time da casa aumentou a pressão e quase igualou o marcador quando Clayton fez um cruzamento pela esquerda e a bola tocou na trave sem que Tiago tivesse qualquer reação.
O ataque do Vasco só deu sinal de vida aos 10 minutos, quando Alex Teixeira recebeu livre dentro e concluiu fraco para a fácil defesa de Marcos Paulo. O mesmo Alex Teixeira voltou a perder oportunidade para ampliar o marcador, chutando fraco quando estava na frente do goleiro do Tigres.
Aos 17 minutos foi a vez de Carlos Alberto desperdiçar uma boa oportunidade ao chutar por cima uma bola passada por Rodrigo Pimpão.
Aos 25 minutos, a situação começou a ficar tranquila para o Vasco, quando Marquinhos tomou o segundo cartão amarelo depois de falta violenta e foi expulso de campo. Na cobrança da falta, o volante Nilton subiu mais do que a defesa e cabeceou para marcar o segundo gol.
Com a vitória garantida, o técnico Dorival Júnior substituiu três jogadores para fazer experiências. Mesmo com dez homens em campo, o Tigres não se entregou e quase marca em dois lances de bola parada aos 31 e 32 minutos, que exigiram boas defesas do goleiro Tiago.
O Vasco liquidou a fatura aos 34 minutos, quando Jéferson recebeu na entrada da área e bateu forte. O goleiro Marcos Paulo rebateu para a frente da área e Faioli aproveitou o rebote para chutar no ângulo e anotar o terceiro gol do time de São Januário.
Apesar da luta da equipe da casa, que buscava o seu primeiro gol, o Vasco acabou chegando ao quarto gol, novamente com Faioli, aos 38 minutos. Ele recebeu um passe preciso de Carlos Alberto e concluiu sem dar qualquer chance de defesa ao goleiro Marcos Paulo, definindo o placar da partida.