Pelo sexto ano consecutivo, o Grande Prêmio do Brasil, marcado para as 14 horas (de Brasília) deste domingo, pode coroar o campeão mundial da Fórmula 1. Com sua Ferrari no quinto lugar do grid de largada, o espanhol Fernando Alonso tenta alcançar o terceiro título em Interlagos.
Em 2005, pela Renault, o piloto chegou ao Brasil com 25 pontos de vantagem sobre o finlandês Kimi Raikkonen, então na McLaren, e foi campeão com um terceiro lugar. Um ano depois, ainda na equipe francesa, o espanhol desembarcou 10 pontos à frente do alemão Michael Schumacher, então na Ferrari, e faturou o título no segundo posto.
Atualmente, Alonso tem 11 pontos de vantagem sobre o australiano Mark Webber, da Red Bull, mas a mudança no sistema de pontuação promovida nesta temporada oferece 25 pontos ao vencedor de cada corrida. Desta forma, a missão do espanhol na busca do terceiro título na capital paulista é mais difícil.
Apesar dos dois títulos no Brasil, Alonso não é bem visto no País. No Grande Prêmio de Cingapura-2008, ele foi beneficiado pela armação organizada na Renault pelo italiano Flavio Briatore, que orquestrou uma batida proposital do brasileiro Nelsinho Piquet. Felipe Massa, hoje parceiro do espanhol, liderava a prova e, no fim do ano, perdeu o Mundial por um ponto.
A indisposição dos brasileiros com Alonso aumentou ainda mais nesta temporada. No Grande Prêmio da Alemanha, após protestos do espanhol, a Ferrari mandou Felipe Massa ceder sua posição para o piloto europeu em uma manobra que gerou polêmica mundial.
Respaldado pela equipe, Alonso pontuou em 14 das 17 etapas do campeonato, incluindo cinco vitórias – quatro delas nas últimas sete corridas – e quatro pódios. Enquanto isso, a Red Bull desperdiçou a ampla superioridade de seu carro e viu seus pilotos em um duelo interno.
Com o título, Fernando Alonso ficaria ao lado dos brasileiros Ayrton Senna e Nelson Piquet, do austríaco Niki Lauda, do australiano Jack Brabham e do escocês Jackie Stewart, que estará no Autódromo de Interlagos para ver a corrida, no seleto grupo dos tricampeões mundiais.
No treino classificatório realizado no sábado, a instabilidade climática foi o principal desafio. De forma supreendente, o alemão Nico Hulkenberg, estreante na principal categoria do automobilismo, soube como explorar as condições da pista e conquistou a pole position.
Entre os demais candidatos ao título, o alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, ficou em segundo, seguido pelo australiano Mark Webber, seu companheiro de equipe, e pelo britânico Lewis Hamilton, da McLaren. Alonso conseguiu apenas o quinto lugar e viu o inglês Jenson Button, também da McLaren, praticamente sair da disputa ao ficar com o 11º posto.
Apesar de sua posição no grid, o espanhol não demonstra preocupação e projeta uma largada decisiva. “Nas últimas 15 corridas, a Red Bull e o Hamilton saíram na nossa frente, e nós temos 11 pontos de vantagem sobre eles. Os jeitos de ultrapassar são na largada e na estratégia. A Red Bull e a McLaren têm uma velocidade mais alta que a gente. Então, na pista vai ser impossível de ultrapassá-los”, disse.
Entre os brasileiros, Rubens Barrichello, da Williams, garantiu a sexta colocação e Felipe Massa ficou apenas na nona posição. Para completar o grupo de pilotos da casa, Lucas Di Grassi, da Virgin, parte do 21º lugar e Bruno Senna sai com sua Hispania do último posto.
Confira o grid de largada para o GP do Brasil:
1: Nico Hulkenberg (ALE/Williams) – 1min14s470
2: Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) – 1min15s519
3: Mark Webber (AUS/Red Bull) – 1min15s637
4: Lewis Hamilton (ING/McLaren) – 1min15s747
5: Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – 1min15s989
6: Rubens Barrichello (BRA/Williams) – 1min16s203
7: Robert Kubica (POL/Renault) – 1min16s552
8: Michael Schumacher (ALE/Mercedes) – 1min16s925
9: Felipe Massa (BRA/Ferrari) – 1min17s101
10: Vitaly Petrov (RUS/Renault) – 1min17s656
11: Jenson Button (ING/McLaren) – 1min19s288
12: Kamui Kobayashi (JAP/Sauber) – 1min19s385
13: Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – 1min19s486
14: Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) – 1min19s581
15: Nick Heidfeld (ALE/Sauber) – 1min19s899
16: Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India) – 1min20s357
17: Timo Glock (ALE/Virgin) – 1min22s130
18: Jarno Trulli (ITA/Lotus) – 1min22s250
19: Heikki Kovalainen (FIN/Lotus) – 1min22s378
20: Sebastian Buemi (SUI/Toro Rosso) – 1min19s847 *
21: Lucas Di Grassi (BRA/Virgin) – 1min22s810
22: Christian Klien (AUT/Hispania) – 1min23s083
23: Adrian Sutil (ALE/Force India) – 1min20s830 *
24: Bruno Senna (BRA/Hispania) – 1min23s796
* Cinco posições perdidas por punição no GP da Coreia do Sul