Em uma de suas melhores atuações na temporada, o Grêmio aplicou uma goleada de 5 a 1 no Ceará na noite deste sábado, no Estádio Olímpico. Os gols foram marcados por André Lima (dois), Jonas, Fábio Rochemback e Douglas. Magno Alves descontou.
O resultado coloca o Grêmio a um ponto do Botafogo, último integrante do G-4, reforçando a condição do time gaúcho de candidato à vaga na próxima Libertadores. Com 53 pontos, o Tricolor seca amanhã o alvinegro carioca diante do Avaí, na Ressacada, para se aproximar da vaga. O Ceará, com 44 pontos, se manterá na 12ª colocação até o final desta rodada, independente dos demais resultados.
O Grêmio definiu a partida no primeiro tempo. Após um começo equilibrado, onde o Ceará era inclusive mais perigoso, o Tricolor marcou três gols em sequência e ainda contou com a expulsão do volante Heleno, após entrada por trás em André Lima. No segundo, mesmo com vantagem numérica e no placar, o time gaúcho não relaxou e marcou mais dois, construindo uma goleada que lhe dá o melhor ataque do campeonato, ao lado do Corinthians, com 59 gols. O Ceará, por sua vez, perdeu a condição de melhor defesa da competição.
Agora, o Grêmio tem o desafio de passar pelo Santos, na Vila Belmiro, para seguir sua caça ao G-4. A partida ocorrerá sábado que vem. O Ceará, por sua vez, volta a campo já nesta quarta-feira, quando receberá o Botafogo, adversário gremista na luta pela Libertadores, no Castelão.
O jogo – Grêmio e Ceará vieram com as mesmas escalações que atuaram na última rodada, o que não ocorria há muito tempo em ambos os clubes. O time gaúcho partiu para cima no começo: em cinco minutos, já contava dois bons levantamentos para a área. A primeira grande chance, porém, foi da equipe nordestina: em escanteio, aos seis minutos, Heleno se antecipou à zaga e pegou de primeira, obrigando Victor a bela espalmada.
O lance equilibrou o jogo. Aos 13, Lúcio bobeou e Boaideiro ingressou livre pela direita. O lateral rolou para Magno Alves, que arrematou com força, mas Victor fez nova grande defesa, salvando o Grêmio de sair perdendo. A postura do Ceará era de posse de bola no campo de ataque, propondo o jogo e realizando um duelo equilibrado com a equipe da casa.
Aos poucos, porém, o Grêmio passou a controlar o jogo. Aos 19, o ataque gaúcho fez boa trama entre Gabriel, Douglas e André Lima. Jonas arrematou por cima. No minuto seguinte, em bom ataque pela esquerda com Lúcio, o goleiro cearense se viu obrigado a deixar o gol para salvar com os pés na entrada da área. Aos 23, Douglas bateu falta na cabeça de André Lima, em jogada já clássica do time de Renato: 1 a 0.
O Grêmio tomou conta do jogo a partir da abertura do escore. Seis minutos depois, em nova jogada de Douglas, desta vez pela direita, Jonas pegou de primeira, dentro da área, e ampliou para 2 a 0, marcando pela 21ª vez no campeonato. O artilheiro estava em jejum há três partidas. Os jogadores do Ceará perderam a cabeça com a superioridade gaúcha: aos 32, Heleno foi expulso após entrada violenta em André Lima. Na cobrança da falta, Fábio Rochemback soltou uma bomba no cantinho, indefensável para Michel Alves, marcando o terceiro gol e praticamente definindo o jogo.
Os técnicos, então, mudaram seus times antes do primeiro tempo. Renato tirou Adilson, amarelado, e investiu em Souza; já Dimas Filgueiras substituiu o centroavante pelo zagueiro Anderson, para recompor a defesa e evitar uma goleada histórica. A única bronca da torcida na etapa inicial foi com o auxiliar Fernando Lopes, que assinalou erradamente três impedimentos que poderiam resultar em gols do Grêmio, o que deixaria o placar ainda mais dilatado nos 45 minutos iniciais.
Na saída para o segundo tempo, o Tricolor quase fez o quarto: Jonas lançou Fábio Santos livre pela esquerda, mas o arremate saiu na rede pelo lado de fora. A pressão era intensa. Apesar da larga vantagem e com um homem a mais, a ordem gremista era não relaxar. Aos quatro minutos, Souza pegou um rebote da intermediária e, de primeira, acertou o travessão de Michel Alves. Aos seis, em boa tabela, Gabriel cruzou para a área mas a zaga impediu a conclusão de Lúcio.
Douglas, um dos craques do jogo, fez um golaço aos 11 minutos: em falta lateral, cobrou direto e encobriu Michel Alves, que estava mal colocado. O Grêmio não baixava o ritmo, sem piedade do Ceará. Aos 16, mais um lindo gol tricolor: Fábio Rochemback lançou Lúcio com um passe de 40 metros. O meia serviu Jonas, que cortou o zagueiro e só rolou para André Lima fazer o quinto.
Depois disso, o Grêmio baixou o ritmo. Aos poucos, o Ceará foi trocando ataques com o Tricolor, até que Magno Alves fez o gol de honra aos 31, em bom passe de Reina. Dez minutos depois, o próprio Magno subiu e cabeceou para baixo. Victor fez grande defesa e ainda evitou duas vezes, no chão, o segundo gol do time visitante. Aos 43, André Lima driblou o zagueiro e soltou uma bomba, espalmada por Michel Alves.