O Fluminense criou pouco, mas contou com uma atuação decisiva de Darío Conca para bater o Grêmio por 2 a 0, nesta quinta-feira, no Engenhão, e se manter na liderança do Campeonato Brasileiro. O argentino fez os dois gols – um deles, uma pintura – e derrubou uma série invicta de nove jogos da equipe gaúcha na competição.
Com o resultado, o time das Laranjeiras chegou a 57 pontos, três a mais que Corinthians (que empatou por 1 a 1 com o Flamengo na quarta) e Cruzeiro (que ainda enfrenta o Grêmio Prudente neste sábado). Já o Grêmio parou nos 47 pontos e caiu para a nona posição na tabela.
Sem Deco, Rodriguinho e Emerson, o técnico Muricy Ramalho inovou no esquema do Fluminense, escalando Júlio César aberto pela direita, Marquinho pela esquerda e Conca encostando em Washington pelo meio. Do outro lado, Renato Gaúcho armou o time com Souza e Lúcio no meio, auxiliando tanto Vilson na marcação quanto Douglas na armação.
A partida começou aberta, com os cariocas tendo mais posse de bola. Porém, com três meias canhotos, o time tendia a atacar demais pela esquerda, facilitando a marcação. No contragolpe, o Grêmio quase abriu o placar aos 17min: Vilson apareceu de surpresa na área adversária, Leandro Euzébio tentou cortar e chutou em cima de Gum, por pouco não causando um gol contra bizarro.
No minuto seguinte, Conca tirou o zero do marcador com um golaço. O argentino recebeu de Mariano na entrada da área, girou e acertou um chute forte no ângulo, sem chances de defesa para Victor.
Conca quase repetiu a dose aos 23min, mas desta vez o goleiro gremista segurou firme. Com Washington isolado na frente e muita movimentação no meio, a equipe de Muricy era melhor no jogo, mas finalizava pouco. Já o Grêmio sofria com as atuações apagadas de Jonas e, principalmente, André Lima.
A equipe gaúcha se soltou mais no fim do primeiro tempo e assustou aos 37min, quando Souza chutou com perigo de fora da área e mandou perto da trave de Ricardo Berna. Quatro minutos depois, Jonas fez boa jogada e cruzou para a área, mas André Lima errou o alvo na cabeçada.
A segunda etapa começou da mesma forma: o Fluminense tocava a bola, mas não conseguia penetrar na defesa adversária e ameaçava pouco. Aos 9min, porém, Diguinho deu bom lançamento para Júlio César, que ganhou da zaga na corrida e finalizou cruzado para fora.
A grande chance para os visitantes veio aos 10min. André Lima recebeu levantamento na área em posição legal e, cara a cara com Ricardo Berna, cabeceou torto, por cima do travessão. Com 19min, um lance polêmico: Jonas disputou jogada com Leandro Euzébio na área e caiu, mas Heber Roberto Lopes mandou o jogo seguir.
A partir daí, o Grêmio passou a tomar conta da partida. Os donos da casa recuaram e não conseguiram mais manter a posse de bola, sofrendo com a marcação forte. Aos 28min, Lúcio desceu pela esquerda e cruzou para Júnior Viçosa – que havia substituído o apagado André Lima – mas o desvio do atacante foi para fora.
Em um erro de saída de bola, porém, os visitantes tomaram o segundo gol. Thiaguinho roubou a bola, Conca conduziu e tocou para Washington; o camisa 99 chutou errado, mas o próprio Conca apareceu na segunda trave, onde só teve o trabalho de empurrar para as redes e definir o triunfo dos líderes.