Vanderlei Luxemburgo é o novo técnico do Flamengo. O contrato está sendo redigido e deve ser assinado ainda nesta terça-feira. Para dirigir o Flamengo, Luxemburgo abre mão de sua comissão técnica enorme e leva para a Gávea apenas dois auxiliares-técnicos: Antônio Lopes Júnior e Antônio Mello. O contrato é até o final de 2012.
O Flamengo não queria toda a comissão técnica que Luxemburgo levou para Palmeiras e Atlético-MG. Mas o negócio foi facilitado pelo fato de cinco profissionais da comissão de Vanderlei terem ficado no Atlético-MG, entre eles o cinegrafista Alexandre Ceolin e a nutricionista Patrícia Teixeira.
Foi facilitado também e principalmente pelo desejo de Vanderlei Luxemburgo ter sucesso no Flamengo, por onde passou duas vezes sem conseguir ser campeão. Em 1991, foi eliminado na Libertadores, mas montou o time que seria campeão carioca no mesmo ano e Brasileiro no ano seguinte. Em 1995, ele perdeu o título carioca na festa do centenário, por causa do gol de barriga de Renato Gaúcho.
Um dos desafios que motiva Luxemburgo é participar da aparelhagem do novo Centro de Treinamento do Flamengo. Luxemburgo já dará treino na terça-feira e estréia na quinta-feira, contra o Atlético Goianiense.