Em um jogo de baixa qualidade técnica, Botafogo e Flamengo empataram por 1 a 1 na noite deste sábado, no Engenhão. O resultado foi péssimo para as duas equipes. Lúcio Flavio marcou o gol que levou os botafoguenses aos 42 pontos, cada vez mais longe da zona de classificação para a Copa Libertadores. Leonardo Moura garantiu o empate para os flamenguistas, que têm 30 pontos e continuam ameaçados de rebaixamento.
O jogo – A partida começou em um ritmo muito lento, com as duas equipes abusando dos erros de passe. Além disso, o excesso de zagueiros e volantes dos dois lados, tornava a criatividade artigo de luxo no gramado do Engenhão. Apesar disso o domínio na primeira etapa foi todo do Flamengo, que acabou indo para o intervalo com uma injusta derrota por 1 a 0.
A primeira oportunidade de gol foi do Fla, logo aos quatro minutos, quando Diogo recebeu na área e chutou para fora. Aos 17, foi a vez de Kléberson arriscar, mas a bola foi sobre o gol. No minuto seguinte, o volante voltou a aparecer, completando de cabeça um cruzamento de Leonardo Moura e forçando o goleiro Jéfferson a fazer a sua primeira grande defesa.
O Flamengo seguiu pressionando e só não abriu o marcador aos 32 minutos por pura falta de tranquilidade de seus atacantes. Diogo cruzou da direita, Deivid furou e Renato Abreu se precipitou ao se lançar na bola escorregando. Jéfferson apenas observou a bola cruzar toda a área, sem ninguém do rival empurrá-la para o fundo da rede.
Quando o Flamengo já tinha finalizado oito vezes para o gol, o Botafogo deu seu único chute do primeiro tempo. E foi o suficiente para o Alvinegro abrir o placar. Lucio Flavio foi derrubado por Renato Abreu na entrada da área. O próprio camisa 10 fez a cobrança. Uma verdadeira pintura, com a bola carimbando o travessão e entrando no ângulo esquerdo do goleiro Marcelo Lomba.
O Flamengo ainda teve uma oportunidade para empatar antes do intervalo. Aos 39 minutos, Renato Abreu acertou chute de fora da área e Jéfferson cedeu escanteio.
Assim como no primeiro tempo, o Flamengo voltou para a segunda etapa tentando pressionar o Botafogo, empurrando o Alvinegro para seu campo. Porém, dessa vez, os flamenguistas encontravam problemas para finalizar e ainda davam espaços para os botafoguenses, que começaram a assustar nos contra-ataques. Aos quatro minutos, Edno cruzou e Loco Abreu cabeceou para fora.
Aos 13 minutos, Alessandro teve grande oportunidade em outro contra-golpe. O lateral recebeu lançamento de Lucio Flavio, penetrou na grande área, mas chutou para fora. Já aos 21, Túlio Souza cobrou falta e Marcelo Lomba defendeu.
Porém, aos 31 minutos, o Flamengo se aproveitou de um erro do Botafogo para empatar. Ronaldo Angelim roubou a bola de Alessandro, invadiu a área e foi derrubado pelo lateral. O árbitro Gutemberg de Paula Fonseca marcou o pênalti e expulsou o botafoguense. Petkovic bateu a penalidade, Jéfferson defendeu, mas Léo Moura, no rebote, empurrou para o fundo da rede.
O Flamengo, entretanto, teve pouco tempo com a vantagem numérica, pois, no minuto seguinte, Renato Abreu, que já tinha cartão amarelo, fez falta violenta em Túlio Souza e foi expulso. Depois disso as duas equipes ficaram com medo de se expor e houve apenas mais uma chance de gol. Aos 44, Loco Abreu chutou colocado e Lomba fez grande defesa.
O Botafogo volta a campo na próxima quarta-feira, às 19h30 (de Brasília), quando visita o Guarani no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas. Já o Flamengo, na quinta-feira, às 21 horas (de Brasília), encara o Atlético-GO no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda.