Na estreia de Dorival Júnior, o Atlético-MG perdeu para o Grêmio por 2 a 1, na Arena do Jacaré, e complicou ainda mais sua situação no Campeonato Brasileiro. Jonas e Gabriel fizeram os gols gremistas, com Diego Tardelli descontando. Foi a oitava derrota do Galo em casa, e a terceira vitória seguida dos gaúchos longe de Porto Alegre.
O Grêmio aproveitou o começo nervoso do Atlético-MG e abriu 2 a 0 em menos de 15 minutos. Entretanto, o time gaúcho relaxou e permitiu a reação do Galo, que descontou no primeiro tempo e pressionou no restante do jogo, mas não obteve sucesso e saiu com sua 16ª derrota na competição.
Em penúltimo lugar, com 21 pontos, o Galo está agora a sete pontos do Flamengo, primeiro time fora da zona de rebaixamento. A equipe de Dorival Júnior agora viaja a Fortaleza, onde enfrenta o Ceará. O Grêmio, 10º, com 33, receberá o São Paulo, no Olímpico. Ambos os jogos serão quarta, às 22h, horário de Brasília.
O jogo – A partida na Arena do Jacaré marcou a estreia de Dorival Júnior no comando do Atlético-MG, após a queda de Vanderlei Luxemburgo, na última quinta-feira. O técnico barrou Fábio Costa e Jairo Campos da partida, em favor de Renan Ribeiro e Werldey. Pelo lado gremista, o centroavante André Lima, que era dúvida após ter sofrido pancada no treinamento do sábado, foi para o jogo normalmente.
O estádio de Sete Lagoas era um caldeirão em favor do Galo, mas logo a um minuto veio uma ducha fria: Jonas tabelou com André Lima, que conclui para grande defesa de Renan Ribeiro. No rebote, porém, o artilheiro do Brasileirão marcou seu 13º gol na competição. Foi a segunda vez seguida que o Atlético-MG saiu perdendo em casa logo de cara. Contra o Vitória, domingo passado, o gol saiu logo aos três minutos.
A equipe da casa mostrava desorganização, esbarrando num Grêmio mais consciente e sólido. Aos 14, o time gaúcho ampliou o escore em nova tabela na área atleticana: Gabriel deu a Douglas, que deixou o lateral na cara do gol: 2 a 0. A iminência de uma goleada enervou parte da torcida do Atlético-MG, que passou a gritar "olé" a cada troca de passes gremista, em protesto contra a péssima atuação de seu time.
O Grêmio jogava fácil: aos 20, em nova grande jogada de Jonas, André Lima subiu sozinho na pequena área. Renan Ribeiro fez milagre e evitou o terceiro gol. Os gols perdidos irritavam o técnico Renato Gaúcho, que via o Tricolor relaxar, tamanha a facilidade que tinha.
A reclamação do treinador gremista fazia sentido. Aos 25, o Atlético-MG quase descontou. Victor fez grande defesa em chute da entrada da área de Daniel Carvalho. No rebote, Réver chutou em cima de Rafael Marques, que salvou o gol com o arqueiro já batido. O Galo se animou com a chance: dois minutos depois, Victor saiu mal em escanteio, a bola sobrou para Diego Tardelli, mas o centroavante chutou por sobre a meta.
Aos 29, Daniel Carvalho entrou a dribles na área e arrematou para grande defesa de Victor. Na sobra, desta vez, a bola entrou: Diego Tardelli, de cabeça, fez o gol e incendiou a Arena do Jacaré. Três minutos depois, Daniel Carvalho levantou para a área e Zé Luís tocou de cabeça para fora. O time gaúcho respondeu aos 35, depois de muito tempo sem ameaçar: Douglas bateu falta, a zaga cortou parcialmente e Rafael Marques tentou uma puxeta, mas para fora.
Nos minutos finais do primeiro tempo, Dorival Júnior se viu obrigado a substituir Diego Tardelli, lesionado, em favor de Neto Berola. Com a alteração, Obina passou a jogar mais centralizado e o time ganhou em velocidade pelos lados do campo. O Grêmio, entretanto, conseguiu frear o ímpeto atleticano, e o primeiro tempo terminou equilibrado.
A etapa final começou equilibrada, mas logo o Galo veio para cima. Aos oito, Daniel Carvalho lançou Neto Berola, mas Victor salvou. Um minuto depois, novamente Daniel Carvalho levou perigo: em boa tabela com Obina, chutou firme, e o goleiro gremista fez outra grande defesa, segurando a bola. Outra chegada perigosa foi aos 19, quando Neto Berola superou Vilson na velocidade e chutou para nova espalmada do goleiro do Grêmio.
O time gaúcho só chegou com perigo aos 29, quando Jonas entrou na área após belo passe de Douglas, mas o artilheiro demorou demais a concluir, permitindo o desarme de Réver. Um minuto depois, Fábio Santos teve nova chance, mas a bola foi na rede pelo lado de fora. Depois de muito tempo, o Atlético-MG levou perigo aos 35, quando Daniel Carvalho cruzou e Neto Berola pegou de primeira, mas o chute bateu na zaga.
O Grêmio cresceu nos minutos finais, aproveitando o nervosismo do Galo e valorizando a posse de bola. Aos 38, Fábio Rochemback chutou forte na entrada da área, para defesa de Renan Ribeiro. Um minuto depois, Roberson ganhou de Réver, mas chutou na trave, perdendo a chance de matar o jogo. Nos instantes finais, o Tricolor evitou a pressão mineira, garantindo mais uma vitória fora de casa no Brasileirão.