No duelo entre os times que buscam entrar na zona de classificação para a Libertadores, Botafogo e Atlético-PR ficaram no empate por 1 a 1, neste domingo, no Engenhão. O resultado foi ruim para as duas equipes que seguem em busca do Cruzeiro na classificação. Os alvinegros chegam a 40 pontos, enquanto que os paranaenses ficam dois pontos atrás.
O Botafogo foi melhor na etapa inicial e conseguiu o gol da vitória com Edno, após bela jogada coletiva da equipe. No segundo, O Atlético-PR buscou de todas as formas o empate e só conseguiu aos 45 minutos, com Guerrón.
Na próxima rodada, o Botafogo vai até São Paulo encarar o Corinthians, na quarta-feira. No mesmo dia, o Atlético-PR vai receber o Vitória em Curitiba.
O jogo – A partida iniciou com o Botafogo buscando impor uma pressão sobre o Atlético-PR, mas o alvinegro parava na retranca do time paranaense. No entanto, os cariocas só chegaram ao gol de Neto aos 11 minutos, quando Alessandro cruzou para a área e abola parou nas mãos do goleiro do rubro-negro. No minuto seguinte, o lateral-direito aproveitou cruzamento de Marcelo Cordeiro, mas cabeceou mal.
Quando a partida ficava mais complicada para os donos da casa, o Botafogo conseguiu abrir o placar aos 22 minutos em grande jogada coletiva do time. Após passar por Túlio Souza, Alessandro e Jobson, a bola foi tocada para Edno, que acertou belo chute cruzado dentro da área sem chance para o goleiro Neto.
O gol deu ânimo ao Botafogo, que passou a dominar as ações e quase ampliou aos 24, após falha de Rhodolfo que Edno não aproveitou. No minuto seguinte, foi a vez de Marcelo Cordeiro passar da bola depois de cruzamento de Lúcio Flávio. O revés fez com que o Atlético-PR saísse mais para o ataque, mas os visitantes pecavam na hora das finalizações, chutando para fora todas as vezes.
Somente aos 40 minutos, os visitantes acertaram o gol. O volante Vitor arriscou de longe e obrigou o goleiro Jefferson a fazer grande defesa para impedir o empate do Atlético-PR. Nos minutos finais, o jogo não mudou e o Botafogo foi para o intervalo com a vantagem no placar no Engenhão.
O Atlético-PR começou o segundo tempo buscando mais o ataque após as substituições feitas pelo técnico Paulo César Carpegiani. No entanto, nos minutos iniciais, os paranaenses não conseguiam armar jogadas de perigo ao gol de Jefferson. Além disso, os visitantes viram o Botafogo ter a primeira chance de marcar aos sete minutos. Lucio Flávio cobrou falta na área, Fahel cabeceou e Neto fez grande defesa impedindo o segundo dos cariocas.
Depois de um longo período com as duas equipes disputando a bola no meio-de-campo, o Atlético-PR conseguiu armar boa chance. O meia Braquinho fez boa jogada individual aos 15 minutos e chutou, mas a bola passou perto do gol de Jefferson assustando os alvinegros. Já oas 23, foi a vez de Paulinho desperdiçar o que poderia ser o empate e aos 24, Thiago errou na finalização dentro da área alvinegra.
A partida ficou mais aberta, com o Atlético-PR buscando o empate, mas dando espaço para o Botafogo armar bons contra-ataques. No entanto, os paranaenses chegavam com mais perigo ao gol alvinegro. Aos 28 minutos, Braquinho fez boa jogada individual e tocou para Guerrón. Só que o equatoriano perdeu a chance de igualar o placar.
Nos minutos finais, de tanto insistir, o Atlético-PR conseguiu o empate. Após falha de Elizeu, Branquinho tocou para Guerrón. O equatoriano acertou um belo chute cruzado sem chance para Jefferson. Nos acréscimos, o atacante Caio ainda teve tempo de acertar o travessão de Neto e não impediu o tropeço em casa.