Adilson Batista definiu recentemente os concorrentes do Corinthians na disputa pelo título do Campeonato Brasileiro. O último clube da lista do treinador era o Internacional, adversário deste domingo, no Estádio Beira-Rio. Se o time paulista vencer, a distância para o rival aumentará para 12 pontos.
A vitória no clássico contra o Santos levou o Corinthians a 47 pontos ganhos, ainda na liderança isolada. Já classificado para a Copa Libertadores da América de 2011, por ser o atual campeão do torneio continental, o Inter totaliza 38 e tem a conquista do troféu como única aspiração no Brasileirão.
"O Inter ainda tem condição de brigar pelo título. E vai brigar", alertou o meio-campista Elias, convocado para defender a seleção brasileira. "Eles contam com um grande elenco e vão apostar as últimas fichas no campeonato agora, pois o Mundial de Clubes está chegando e eles precisam se preparar", complementou.
O Internacional realmente considera as suas partidas com o líder Corinthians e o segundo colocado Fluminense, ambas em Porto Alegre, como vitais para seguir na briga pelo título. Mas o fator casa já não pesa tanto contra o time alvinegro, que ganhou os seus dois últimos jogos realizados longe do Pacaembu.
"A gente não vinha jogando bem como visitante. Sempre faltava uma coisinha para vencer. Às vezes, entrávamos desligados e tomávamos um gol no começo", comentou Elias. "Passamos a ter mais humildade na marcação fora de casa. Não pode haver descuido em nenhum momento", concordou o zagueiro Paulo André.
Já o Inter perdeu como visitante na rodada passada, para o Atlético-PR, por 1 a 0. Ainda assim, o técnico Celso Roth indicou que manterá o esquema tático 4-5-1 para o confronto deste domingo. Mesmo que os experientes Ilan e Alecsandro já tenham condições físicas para retornar (o primeiro, inclusive, fez sua estreia pelo clube em Curitiba), a tendência é que Leandro Damião permaneça no comando do ataque.
Alecsandro, entretanto, mostra-se seguro quando fala sobre a concorrência com Damião. "Fico tranquilo por que sei da minha qualidade, e minha média de gols é muito boa. Saí do time como artilheiro do Brasileirão. Isso credencia a minha volta", argumentou o centroavante, que já anotou 20 gols em 2010.
Roth não poderá utilizar Bolívar e Wilson Matias, suspensos. Sorondo deve ocupar o lugar do capitão na zaga, e Glaydson provavelmente ganhará uma chance no meio-campo (Derley tem chances remotas de jogar). Por outro lado, o Inter contará com as voltas de Renan e Nei, que não enfrentaram o Atlético-PR.
A novidade do Corinthians deverá ser o retorno do volante Ralf, recuperado de lesão no tornozelo esquerdo. Mas os atacantes Ronaldo e Dentinho e o zagueiro Chicão seguem em recuperação. "Não devemos ficar lamentando as ausências. Prefiro passar confiança para quem está jogando", pregou Adilson Batista.
INTERNACIONAL: Renan; Nei, Sorondo, Índio e Kleber; Glaydson, Guiñazu, Tinga, D"Alessandro e Giuliano; Leandro Damião
Técnico: Celso Roth
CORINTHIANS: Julio Cesar; Alessandro, Paulo André, William e Roberto Carlos; Ralf, Jucilei, Elias e Bruno César; Jorge Henrique e Iarley
Técnico: Adilson Batista