PUBLICIDADE

Fluminense busca hoje colar no Corinthians e Atlético sair do rebaixamento

PUBLICIDADE

Juntos por um mesmo ideal, esse deveria ser o lema para Fluminense e Atlético-MG no duelo desta quinta-feira, às 20h (de Brasília), no Engenhão, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. As duas equipes precisam de um resultado positivo para começar a reagir na tabela de classificação e ficar perto de seus objetivos. O fato, porém, é que apenas um deles, ou nenhum dos dois, conseguirá subir na tabela de classificação da competição.

O Tricolor não vence há três jogos e perdeu a liderança para o Corinthians por conta do empate por 3 a 3 com o Flamengo, no fim de semana. Com 42 pontos, em caso de derrota, a luta pelo título pode começar a ficar mais distante. Situação bem mais delicada vive o Galo, na zona de rebaixamento, com apenas 21 pontos conquistados. A derrota de 3 a 2 para o Vitória, no domingo, agravou a crise, que pode culminar com a demissão do técnico Vanderlei Luxemburgo em caso de um novo tropeço no Rio de Janeiro.

Muricy Ramalho, técnico do Fluminense, tem procurado trabalhar o aspecto psicológico de seus jogadores para evitar que exista um excesso de desgaste por conta das cobranças. Os atletas estão cientes de que já existe uma desconfiança sobre o time, que chegou a liderar com folga o Brasileirão, mas que se encontra em queda livre na tabela de classificação.

"Sabemos que estamos sendo muito cobrados por conta dos últimos resultados, mas em uma competição longa e desgastante como é o Campeonato Brasileiro, temos a consciência de que essa irregularidade chega a ser normal em algumas etapas. O importante neste momento é ter tranquilidade e saber que precisamos voltar a vencer, mas isso só será possível sem afobação", reconheceu o zagueiro Leandro Euzébio.

Se estão cientes da necessidade de uma vitória, os jogadores do Fluminense entendem que, para isso, precisam ficar muito atentos dentro de campo, uma vez que, em outros jogos, alguns vacilos custaram caro ao Tricolor. "Nós precisamos estar ligados, pois perdemos alguns pontos importantes ao longo da competição por descuido. Contra o Flamengo mesmo, levamos dois gols de bobeira, em momentos que estávamos melhor do que o nosso adversário dentro de campo. Contra o Atlético Mineiro não podemos nos descuidar", disse o goleiro Rafael, que mais uma vez será titular.

Para este jogo, o Flu vive a expectativa de poder contar com o meia Deco, que está recuperado das dores no adutor da coxa esquerda. De qualquer forma, o lateral esquerdo Julio Cesar, que jogará no setor caso o brasileiro naturalizado português seja vetado, está de sobreaviso. Com uma lesão no pé direito, o meia argentino Darío Conca não vai atuar. Marquinho joga no setor.

Vale lembrar que Muricy já não vem contando com o goleiro Fernando Henrique, que se submeteu a cirurgia na mão esquerda, com o volante Diguinho, se recuperando de entorse no tornozelo esquerdo, e nem com os atacantes Emerson, com estiramento na parte posterior da coxa esquerda, e Fred, com nova lesão na panturrilha esquerda.

Pelos lados do Atlético-MG, o time entra em campo com uma única certeza: independentemente do resultado, terminará a 24ª rodada na zona de rebaixamento. Em 17º lugar, com 21 pontos, mesmo se vencer não alcançará o Avaí, 16º, com 25.

Apesar do cenário nebuloso, os atleticanos acreditam que um triunfo no Rio de Janeiro pode dar novo alento ao time mineiro. "Vencer um time que está lá em cima vai nos dar uma confiança muito boa para saber que podemos vencer qualquer adversário. Vamos pegar um time que vive um momento bom, está brigando pelo título. No entanto, eles podem achar que estamos mortos e podemos tirar proveito. Vamos com tudo, colocar nossas forças para mudar a situação", frisa o atacante Diego Tardelli.

Insatisfeito com a atuação do time na derrota por 3 a 2 para o Vitória, o técnico Wanderley Luxemburgo fará três alterações no time para tentar sair do Engenhão com os três pontos. O lateral direito Rafael Cruz e o zagueiro Réver, recuperados de lesão, entram nos lugares de Diego Macedo e Cáceres, respectivamente.

A outra novidade será a presença do volante Zé Luiz. O jogador estava liberado para jogar a última partida, mas Luxemburgo optou por prepará-lo melhor, visando ao jogo contra o Fluminense. Com isso, Ricardinho deixa o time titular.

"Recuperei a confiança e posso afirmar que quinta-feira será minha reestreia. É preciso ter muito critério. Não adianta ir 80%, porque você vai ser importante se estiver 100%. Mas agora chegou o momento, porque precisamos de todos. Vamos fazer o possível e o impossível", assegura.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bahia recua de contratação de Pitta após Cuiabá pedir R$ 38 milhões

O Bahia desistiu da contratação de Isidro Pitta após...

Sport Sinop confirma mais duas novas contratações

Dois novos atletas foram contratados para reforçar o Sport...

FMF inicia pré-temporada da arbitragem para o calendário 2025

Nesta sexta-feira e sábado (13 e 14), a Federação...
PUBLICIDADE