PUBLICIDADE

Alonso vence na Itália e Webber assume liderança do Mundial

PUBLICIDADE

O espanhol Fernando Alonso venceu o Grande Prêmio da Itália na manhã deste domingo. Os torcedores ferraristas comemoraram o triunfo do piloto em Monza, mas o australiano Mark Webber (Red Bull) também tem motivos para festejar, já que tomou a liderança do Mundial do britânico Lewis Hamilton (McLaren).Com 187 pontos ganhos, Webber, sexto colocado na Itália, figura no topo da tabela de classificação. Na medida em que abandonou a prova logo na primeira volta, Hamilton segue com os mesmos 182 pontos. Com o triunfo na Itália, Alonso contabiliza 166 pontos e também se aproxima da briga pelo título.

Depois de quebrar um jejum de 30 corridas da Ferrari e largar na pole position no Grande Prêmio da Itália, Fernando Alonso, campeão mundial com a Renault nas temporadas de 2005 e 2006, subiu ao pódio pela 59ª vez para comemorar sua 24ª vitória em 154 corridas.Entre os brasileiros, Felipe Massa (Ferrari) foi o melhor e terminou na terceira colocação. Rubens Barrichello (Williams) largou em 10º e chegou na mesma posição. Lucas Di Grassi (Virgin) ficou na 20ª colocação e Bruno Senna abandonou logo na 13ª volta.

A prova – A largada foi movimentada no Circuito de Monza. Jenson Button partiu do segundo lugar e, após uma disputa acirrada com Fernando Alonso, tomou a liderança. Depois de perder o primeiro posto, o espanhol duelou com Felipe Massa e conseguiu defender sua posição após alguns toques de roda com o parceiro.Enquanto brigava pela segunda posição com Alonso, Massa tocou em Hamilton e danificou a suspensão da McLaren do britânico, que acabou na caixa de brita logo na primeira volta. Atual líder do Mundial, o campeão mundial de 2008 largou na quinta colocação do grid.

Em mais um início sofrível, o australiano Mark Webber desceu do quarto para o nono posto. Entre os demais brasileiros, Rubens Barrichello caiu do 10º para o 11º lugar, Lucas Di Grassi subiu da 21ª para a 18ª posição e Bruno Senna, da 22 para a 21ª colocação. Os três primeiros colocados se mantiveram na ponta sem maiores problemas até a rodada de paradas. Então líder, Button foi para os boxes na 37ª volta. No giro seguinte, Alonso parou. Como a Ferrari trabalhou mais rápido, o espanhol encontrou o britânico no retorno à pista e conseguiu tomar a posição do atual campeão mundial.

Enquanto Alonso pisava fundo, Mark Webber e o alemão Nico Hulkenberg brigavam pela sexta colocação. A três voltas do final, o australiano finalmente conseguiu ultrapassar o piloto da Williams e garantiu importantes pontos na disputa pelo título mundial. Com uma estratégia inusitada, o alemão Sebastian Vettel (Red Bull) deixou a parada obrigatória para troca de pneus apenas para a última volta da corrida. Ele foi bem sucedido e conseguiu voltar à pista a tempo de cruzar a linha de chegada na quarta colocação.

O espanhol Fernando Alonso chegou a assustar os torcedores italianos ao perder o traçado nas voltas finais, mas conseguiu retomar o controle do carro e completou a prova em segurança para a alegria dos milhares de fãs da escuderia italiana em Monza.

Confira o resultado final do Grande Prêmio da Itália:

1: Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – 1h16min24s572
2: Jenson Button (ING/McLaren) – 2s938
3: Felipe Massa (BRA/Ferrari) – 4s223
4: Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) – 28s193
5: Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – 29s942
6: Mark Webber (AUS/Red Bull) – 31s276
7: Nico Hulkenberg (ALE/Williams) – 32s812
8: Robert Kubica (POL/Renault) – 34s028
9: Michael Schumacher (ALE/Mercedes) – 44s948
10: Rubens Barrichello (BRA/Williams) – 1min04s200
11: Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso) – 1min05s000
12: Vitantonio Liuzzi (ITA/Force Índia) – 1min06s100
13: Vitaly Petrov (RUS/Renault) – 1min18s900
14: Pedro De la Rosa (ESP/Sauber) – 1 volta
15: Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) – 1 volta
16: Adrian Sutil (ALE/Force India) – 1 volta
17: Timo Glock (ALE/Virgin) – 2 voltas
18: Heikki Kovalainen (FIN/Lotus) – 2 voltas
19: Lucas Di Grassi (BRA/Virgin) – 2 voltas
20: Sakon Yamamoto (JAP/Hispania) – 2 voltas

Não completaram

Jarno Trulli (ITA/Lotus)
Bruno Senna (BRA/Hispania)
Lewis Hamilton (ING/McLaren)
Kamui Kobayashi (JAP/Sauber)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE