A diretoria da Agecopa reúne nesta sexta-feira secretários municipais, coordenadores de Esporte, dirigentes de Federações de diversas modalidades, clubes de futebol profissional, universidades, associações profissionais e entidades do comércio e da indústria para a apresentação do pré-projeto de fomento ao Esporte em Mato Grosso.
A iniciativa de abrir o debate com este segmento da sociedade atende a um dos objetivos da Matriz Técnica assinada pelo Governo estadual com a União e FIFA, que prevê ações incentivadoras do Esporte em todos os níveis.
Segundo o diretor de Articulação Interinstitucional da Agecopa, Agripino Bonilha, a reunião de trabalho "A Agecopa no Fomento ao Esporte", pretende estimular os operadores do Esporte a contribuir na elaboração de um calendário de atividades que permita a melhoria contínua do setor, sua inclusão de forma competitiva no cenário nacional e a inclusão social dos jovens através do esporte.
Um dos principais programas previstos, o "Construindo a Copa do Pantanal" prioriza a execução de projetos que terão continuidade após a Copa 2014, permanecendo como legado de incentivo ao esporte, educação, saúde e cultura. A ideia é aproveitar os investimentos realizados para a Copa na promoção de atividades esportivas que garantam o desenvolvimento e a inclusão social.
"A Agecopa está iniciando este processo de consulta à sociedade organizada, para que contribua na definição de ações que promovam o desenvolvimento humano sustentável, reforçando sua responsabilidade social com o Estado, os municípios e seus cidadãos", disse Bonilha. O encontro desta sexta-feira acontece a partir das 8h30 no auditório da Agecopa, que fica no ginásio Aecim Tocantins – o "Montanha Russa". A nova sede da autarquia deve ser inaugurada ainda este mês.