PUBLICIDADE

De roupa nova, Grêmio faz 2 a 0 no Atlético-GO e respira

PUBLICIDADE

Com gols de Douglas e Borges, o Grêmio venceu o Atlético-GO por 2 a 0 nesta quarta-feira, no Estádio Olímpico, na abertura do returno do Brasileirão. A partida marcou a estreia do terceiro uniforme do Tricolor, predominantemente preto, escolhido pelos torcedores em enquete realizada no site do clube.

O time de Renato Gaúcho não chegou a ter grande atuação: dominou o primeiro tempo, mas a exemplo da partida contra o Guarani, quarta passada, deixou o time visitante crescer na etapa final. O Grêmio chegou a perder um pênalti no início do segundo tempo, quando Márcio defendeu a cobrança de Jonas. Mais uma vez, a torcida atendeu aos apelos da direção e foi em bom número ao Olímpico.

Autor de um golaço no começo do jogo, batendo falta no ângulo com grande categoria, Douglas foi um dos destaques da partida, criando as principais chances de gol do Grêmio no primeiro tempo. Além dele, o volante Adilson foi extremamente eficiente na marcação, ganhando quase todas as divididas. Pelo lado do Dragão, o goleiro Márcio fez grandes defesas, impedindo um placar mais dilatado.

Com esse resultado o Grêmio, ao fim desta partida, chega aos 23 pontos e segue se distanciando da zona de rebaixamento. Já o Atlético-GO segue em 18º, com 17 pontos. No próximo fim de semana, ambos enfrentam os líderes da competição. O Tricolor vai a São Paulo, onde enfrenta o Corinthians, no sábado, às 18h30 (horário de Brasília). No mesmo dia e hora, o Dragão recebe o Fluminense, no Serra Dourada.

O jogo – O volante Fábio Rochemback, que havia treinado normalmente na terça-feira, não passou em teste físico realizado uma hora antes da partida começar. Com isso, Renato Gaúcho optou por escalar o Grêmio de uma maneira mais ofensiva, com o meia-atacante Roberson no time ao lado de Douglas e Souza na criação, e apenas Adilson como volante.

Já o Dragão não pôde levar cinco titulares para a partida no Olímpico: o zagueiro Welton Felipe, o lateral esquerdo Chiquinho, o atacante Marcão, o meia William e o articulador Elias, artilheiro do Campeonato Brasileiro, com nove gols marcados. Ao menos, Renê Simões contou com as voltas de Ramalho e Daniel Marques ao time na noite desta quarta-feira.

O Grêmio dominou o primeiro tempo. Logo a um minuto, a primeira chance: Fábio Santos foi à linha de fundo na esquerda e cruzou. A bola passou no contrapé de todo mundo e caiu livre para Douglas que, na marca do pênalti, mandou de primeira por cima do gol. Mas o camisa 10 se redimiria com imensa categoria seis minutos depois. Em falta batida em dois lances, Douglas alcançou com perfeição o ângulo do goleiro Márcio, que nem esboçou reação, colocando o Grêmio na frente logo cedo.

O gol deu tranquilidade ao Grêmio, que seguiu controlando o jogo. Aos 18, Douglas fez excelente corta-luz, deixando Souza livre. Ele serviu Borges desmarcado. No chute, o goleiro Márcio fez grande defesa, mandando para escanteio e impedindo o segundo gol gaúcho. Dois minutos depois, a única oportunidade do Atlético-GO nos 45 minutos iniciais: Diguinho escapou de Vilson, ingressou na área e arrematou. A bola desviou na zaga, mas Victor conseguiu defender no reflexo, impedindo o empate.

O jogo seguiu morno no restante do primeira etapa. O Grêmio, tranquilo com a vantagem, não forçava muito o ferrolho armado por Renê Simões. Já o Dragão pouco se arriscava muito no ataque, devido à forte marcação imposta pelo time de Renato. Aos 42, a última chance da etapa inicial: Douglas escorou para a chegada de Gabriel, que pegou de primeira, mas mandou por cima do gol.

O Grêmio seguiu melhor no princípio do segundo tempo. Logo a um minuto, o árbitro José Caldas de Souza marcou penalidade máxima em toque de mão do volante Agenor dentro da área. Foi o primeiro pênalti marcado a favor do Tricolor no campeonato. Entretanto, Jonas bateu fraco, e o goleiro Márcio defendeu no canto direito. Em 2008, Márcio pegou duas cobranças gremistas numa decisão de pênaltis na Copa do Brasil, eliminando o time gaúcho da competição.

Aos cinco minutos, Jonas ganhou do goleiro Márcio na velocidade, fintou-o novamente, mas jogou para fora no arremate. Seis minutos depois, Roberson fez boa jogada pela esquerda e levantou fechado para área, quase enganando Márcio, que tocou de tapinha para escanteio.

A seguir, o Atlético-GO começou a se arriscar um pouco mais, explorando jogadas pelo lado esquerdo, onde tabelavam o lateral Thiago Feltri e o meia Anaílson, que entrara no intervalo. As chances, que eram raras, começaram a surgir. A primeira veio aos 21, quando Juninho entrou pela esquerda e arrematou torto, por sobre o gol de Victor. Aos 25, Victor espalmou falta batida com força por Robston. Vendo que sua equipe perdia o controle da partida, Renato colocou em campo Maylson e Leandro nos lugares de Douglas e Roberson. As trocas deram o resultado, e a pressão goiana arrefeceu.

Aos 30, o Grêmio voltou a levar perigo depois de muito tempo. Souza bateu falta com força no canto, mas Márcio espalmou para a linha de fundo. O Atlético-GO voltou a assustar em chute de longe de Pituca, aos 36, que passou perto do gol. Aos 39, o alívio tricolor: Jonas, que estava pronto para deixar o campo para a entrada de Lúcio, lançou Borges com toque de cabeça inteligente. O centroavante, a seu estilo, tocou na saída de Márcio e fez o segundo. Um belo presente de aniversário para o técnico Renato Gaúcho, que completa 48 anos de idade nesta quinta-feira.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Botafogo leva 3 do Pachuca e dá adeus ao Mundial de Clubes

O Botafogo foi derrotado pelo Pachuca por 3 a...

Fifa confirma sedes das Copas do Mundo de 2030 e 2034

A Fifa confirmou hoje, em reunião extraordinária do Conselho...

Primavera confirma elenco para disputa do estadual

O Primavera Atlético Clube anunciou o plantel para a...

Encaminhado projeto de lei para incentivo ao esporte em Lucas do Rio Verde; R$ 1,9 milhão

A prefeitura encaminhou para a câmara municipal de vereadores,...
PUBLICIDADE