O inglês Lewis Hamilton assumiu a liderança do Mundial de forma isolada na manhã deste domingo. O piloto da McLaren tomou a ponta do australiano Mark Webber, da Red Bull, logo na largada e se manteve na posição até o final do Grande Prêmio da Bélgica.
Campeão mundial em 2008, Hamilton chega aos 182 pontos. Mark Webber, por sua vez, cai para o segundo lugar com 179 pontos ganhos. O terceiro posto na tabela de classificação é ocupado pelo alemão Sebastian Vettel, companheiro de equipe do australiano, com 151 pontos.
Depois de não completar o Grande Prêmio da Hungria, Hamilton conquista sua terceira vitória na temporada. Na Fórmula 1 desde a temporada de 2007, ele acumula 14 vitórias em 65 corridas. A seis etapas do final do Mundial de 2010, o piloto britânico soma 34 pódios.
Entre os brasileiros, o ferrarista Felipe Massa chegou em quarto e foi o mais bem classificado. No volante da Williams, Rubens Barrichello saiu de forma precoce de sua 300ª corrida após um acidente logo na segunda volta. Bruno Senna, da Hispania, também não completou e Lucas di Grassi, da Virgin, ficou em 17º.
A instabilidade climática do circuito belga mexeu com a prova, mas o resultado final foi definido logo nos primeiros metros após uma largada sofrível de Mark Webber. Hamilton vacilou e chegou a visitar a brita nas últimas voltas, mas não perdeu a ponta. O polonês Robert Kubica, da Renault, completou a o pódio.
A corrida – Em uma largada tumultuada e com seguidas trocas de posição, Webber chegou a cair para o sétimo lugar. Desta forma, Hamilton aproveitou e tomou a liderança, seguido por Kubica e pelo compatriota e companheiro Jenson Button, que passou Vettel.
Felipe Massa também ganhou uma posição e assumiu o quinto posto na largada. Até o alemão Adrian Sutil, da Force India, ultrapassou Mark Webber. Já o espanhol Fernando Alonso, companheiro do brasileiro na escuderia italiana, saltou da 10ª para a oitava colocação.
Na segunda volta da prova, a chuva aumentou e a pista ficou escorregadia. Desta forma, vários pilotos perderam o controle na mesma curva, entre eles o brasileiro Rubens Barrichello, que acertou Fernando Alonso. O espanhol ainda conseguiu seguir na prova e foi para os boxes.
Na 17ª volta, Jenson Button e Sebastian Vettel brigavam pela segunda posição. O alemão tentou a ultrapassagem de forma afobada, perdeu o controle do carro e acertou a McLaren do britânico, que deixou a disputa. O jovem, por sua, vez conseguiu chegar aos boxes para trocar o bico e precisou voltar ao local após punição.
Felipe Massa conseguiu permanecer longe dos problemas e assumiu o quarto lugar. Na 27ª volta, Vettel voltou a passar por um incidente. Após um choque com a Force India do italiano Vitantonio Liuzzi, o alemão teve seu pneu traseiro esquerdo furado e precisou se arrastar até os boxes.
Embalado, Hamilton fez a volta mais rápida da corrida duas vezes consecutivas. No 34º giro, a chuva voltou a atingir o circuito e boa parte dos pilotos foi para os boxes. Em seguida, o britânico passou reto numa curva e parou na brita, mas conseguiu voltar em primeiro graças a boa vantagem em relação ao segundo colocado.
Robert Kubica, que ocupava a vice-liderança, se atrapalhou nos boxes e perdeu a posição para Mark Webber. Na 39ª volta, Alonso ainda abandonou a prova e provocou a entrada do safety car na pista. No 41º giro, em uma batalha de alemães da Mercedes, Nico Rosberg teve tempo de tomar o sexto lugar de Michael Schumacher.