O palmeirense teve uma noite de quinta-feira amarga no aniversário de 96 anos de fundação do seu clube de coração. O Atlético-GO foi um convidado indigesto, comeu todo o bolo da festa e serviu um chocolate no Pacaembu: venceu sem piedade por 3 a 0, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Para quem esperava um show de Valdívia, que foi titular pela primeira vez em seu retorno do mundo árabe, o habilidoso Elias fez a diferença. O meia do Atlético-GO marcou os gols que definiram a fatura.
O resultado encerra uma sequência palmeirense de seis rodadas sem um revés no Brasileirão. Ainda por cima, o time paulista permanece com 20 pontos e cai mais na classificação.
Para o Atlético-GO, o triunfo traz um significado importante. Com 13 pontos, o clube deixa a lanterna do Campeonato Brasileiro justamente ao seu grande rival na elite nacional, o Goiás.
Na próxima rodada, os dois times atuam no domingo. A partir das 16 horas, o Palmeiras desafia o Atlético-MG, no Ipatingão. Um pouco mais tarde (18h30), o Atlético-GO recebe o Avaí, no Serra Dourada.
O Jogo – A postura das equipes ficou clara desde os minutos iniciais do confronto do Pacaembu. O Palmeiras tinha esmagadora maioria da posse de bola, porém trocava passes de forma lenta. Recuado, o Atlético-GO priorizava a marcação e conseguia atrapalhar sem grandes dificuldades as investidas do aniversariante do dia.
Bem armado, a agremiação de Goiânia começou a arriscar contra-ataques e criou a primeira oportunidade. Aos 15 minutos, Diguinho apareceu de surpresa na frente, invadiu a área e arrematou para Marcos voar no canto esquerdo.
Sem inspiração na criação, o Palmeiras assustou pela primeira vez em uma jogada individual. Aos 21 minutos, Rivaldo cortou Pituca e mandou uma bomba da entrada da área. Por prevenção, o goleiro Márcio acompanhou a saída da bola pela linha de fundo.
Quando o Palmeiras ameaçava crescer, uma falha defensiva proporcionou o gol do Atlético-GO. Elias converteu o pênalti cometido por Gabriel Silva aos 28 minutos. Marcos caiu certo no canto esquerdo e lamentou bastante por não conseguir desviar o chute.
Ao planejar uma festa em seu aniversário, o Palmeiras se abateu com a desvantagem. O Atlético-GO percebeu a fragilidade momentânea do adversário e marcou o segundo rapidamente. Aos 37 minutos, Elias recebeu no lado esquerdo da área e surpreendeu Marcos com uma bomba praticamente sem ângulo. Sem muito a comemorar nos 45 minutos iniciais, o torcedor alviverde vaiou a equipe na saída para o intervalo.
Para a etapa complementar, Felipão foi radical no Palmeiras e mudou duas vezes: Ewerthon e Patrik substituíram Luan e Gabriel Silva. O Verdão melhorou um pouco em investidas pela direita, contudo era pouco para incomodar o rival.
No fim, Felipão fez a última tentativa com o jovem Vinícius no lugar do cansado Valdívia. Só que a noite não era para festas. Aos 37 minutos, o Atlético-GO definiu a vitória com mais um tento de Elias, que aproveitou passe do veterano Anaílson: 3 a 0.