Com a cabeça focada na decisão da Copa do Brasil, o time do Vitória recebeu o Botafogo no Barradão, neste domingo, e acabou sendo derrotado por 3 a 1. Em um final de partida eletrizante, onde três dos quatro gols saíram em um intervalo de um minuto, o alvinegro mostrou superioridade e mais vontade nas jogadas, e conseguiu levar os três pontos para o Rio de Janeiro, graças aos gols de Jobson, que fez dois, e Edno. Junior fez o gol dos baianos.
Com o resultado, o Vitória se manteve com 14 pontos e caiu para a 13ª posição na tabela. Já o botafogo foi para 15 pontos e subiu no Brasileirão, alcançando o 10ª lugar.
Na próxima rodada do campeonato os baianos irão ao Rio de Janeiro enfrentar o Vasco, em São Januário. Antes, os rubro-negros terão a difícil missão de enfrentar o Santos, de olho no título da Copa do Brasil. Já o Botafogo irá encarar o Atlético-MG no sábado, às 18h30, no Engenhão.
O jogo – Com o gramado danificado devido a chuva que caiu nos últimos dias em Salvador, o Vitória iniciou a partida sufocado pelo time carioca em seu próprio campo. Apesar das tentativas do time baiano, era o Botafogo que levava mais perigo no ataque, com as jogadas pelas laterais de Jobson, Maicosuel e Marcelo Cordeiro.
Mostrando mais vontade na partida, os alvinegros chegavam com perigo ao ataque, mas não obtinham sucesso. Aos 25, Viáfara se atrapalhou, após cruzamento, e soltou a bola para Herrera, que desperdiçou a oportunidade ao fazer falta em Ricardo Conceição. Aos 27 foi a vez de Jobson, que fez bela jogada pela esquerda e cruzou com perigo. Sem dificuldades, o lateral Egídio acabou afastando de cabeça.
O primeiro lance de perigo do Vitória na partida só veio em um chute forte, aos 34 minutos, do atacante Junior, espalmado pra escanteio por Jefferson. Aos 36, novamente, Junior deu um belo chute que acabou passando com perigo sobre a trave esquerda do goleiro da seleção brasileira.
A pressão baiana continuou no final da primeira etapa, mas sem muita objetividade. Aos 44, Soares entrou na área alvinegra pela direita e acaba chutando rasteiro, facilitando a defesa de Jefferson.
Sob forte chuva, o segundo tempo começou com a equipe alvinegra tentando abrir o placar. Apesar dos avanços, Herrera, Maicosuel e Jobson não conseguiam furar a zaga do Vitória.
Mostrando maior volume de jogo no início de 2º tempo, o time baiano iniciou uma pressão sobre o Botafogo a partir dos 10 minutos quando, após belo passe de Thiago Humberto, Ricardo Conceição chutou para a área e o próprio atacante do Vitória, Junior, desviou a bola pra fora, perdendo uma grande oportunidade fazer o primeiro gol da partida.
Aos 11, veio a resposta alvinegra. Em sua primeira jogada na partida, Edno fez um belo lance pela esquerda e cruzou pra dentro da área. Fahel apareceu de surpresa e chutou com perigo para a meta baiana. A bola passou rente à trave, pra desespero do zagueiro.
A partir dos 20 minutos, o Botafogo mostrou mais poder defensivo, mas não conseguia concluir as jogadas. As entradas de Caio e Edno, no lugar de Herrera e Lucio Flavio respectivamente, pareciam não ter surtido efeito. Com isso, o técnico Ricardo Silva colocou o meia Renato, que já atuou no Glorioso, para que o time pudesse explorar os espaços deixado pela equipe carioca.
E foi o próprio Renato que teve uma grande chance de abrir o marcador. Após cobrança de escanteio, aos 28 minutos, a bola sobrou dentro da pequena área entre a zaga alvinegra e o meia acabou testando a bola, que encobriu o goleiro Jéfferson, mas passou por cima da trave.
O Vitória mostrou pressão sobre o Botafogo e chegou com perigo na área alvinegra. Após belo chute de Ricardo Conceição, aos 33 minutos, o goleiro Jefferson mostrou que estava atento ao jogo, fazendo uma bela defesa.
E quando parecia que o gol do Vitória era questão de tempo, o Glorioso conseguiu abrir o placar. Mesmo entre três marcadores, Jobson fez belo passe para Edno que, sozinho na área, abriu o marcador. 1 a 0 Botafogo, aos 36 minutos.
Os comandados de Joel Santana nem tiveram tempo de comemorar. Após a saída de bola, o time baiano empatou a partida com a cabeçada de Junior, após cruzamento de Renato. Gol relâmpago do Vitória aos 37 minutos.
Mais emoção estava por vir para os presentes no Barradão. Aos 38 minutos, enquanto os torcedores do Vitória comemoravam o empate, Jobson desempatava o marcador, após cruzamento de Marcelo Cordeiro 2 a 1.
Para decretar a vitória alvinegra, Jobson ampliou o marcador para 3 a 1, já nos acréscimos da partida, após bela jogada entre a zaga do Vitória. o caixão já estava fechado.