Julgando-se injustiçado pela Red Bull, que acredita favorecer Sebastian Vettel, Mark Webber deu sua resposta na pista. Ignorando qualquer jogo de equipe, ele partiu para cima do alemão na largada, lhe tirou o primeiro lugar e ainda viu o rival cair para o último lugar com um pneu furado. Focado, impôs um ritmo muito forte e não perdeu mais a liderança até cruzar a linha de chegada. "Nada mal para um segundo piloto", ironizou o vencedor, ao falar com o time ainda no carro.
Trata-se de terceira vitória do australiano na temporada 2010, que agora assume o terceiro lugar no Mundial, com 128 pontos. Ele deixa para trás justamente Vettel, que chegou em sétimo, e soma 121. Terá assim um bom argumento nas próximas reuniões do time, que neste sábado decidiu tirar a asa dianteira de seu carro para dar ao alemão com a justificativa que o jovem estava na frente do campeonato.
Webber é o oitavo vencedor diferente nos últimos oito anos em Silverstone. A tradicional pista inglesa, agora com o traçado modificado, teve Rubens Barrichello (2003), Michael Schumacher (2004), Juan Pablo Montoya (2005), Fernando Alonso (2006), Kimi Raikkonen (2007), Lewis Hamilton (2008) e Sebastian Vettel (2009) recentemente no ponto mais alto do pódio.
O fim de semana que parecia trágico terminou de forma satisfatória para a McLaren. Segundo colocado neste domingo, Lewis Hamilton segue na liderança, com 145 pontos. Jenson Button, que largou apenas em 14º, fez uma prova fantástica e terminou em quarto lugar, chegando aos 133 pontos no campeonato.
Nico Rosberg, da Mercedes, completou o pódio, deixando mais uma vez para trás o heptacampeão Michael Schumacher. Sofrendo neste seu retorno à Fórmula 1, o veterano ainda se viu facilmente superado pelo compatriota Vettel em uma batalha de gerações na 41ª volta. Teve que se conformar com o nono lugar.
Ex-companheiro de Schumi na Ferrari, Felipe Massa teve uma corrida horrorosa e completou a terceira etapa consecutiva sem pontuar. Além do azar, como o pneu furado logo na largada, o brasileiro também está longe de sua melhor forma técnica: quando tentava consolidar a sua recuperação, ele saiu de traseira pouco antes da entrada dos boxes na 40ª passagem. Com os pneus detonados, fez uma parada não programada nos boxes e caiu para o 15º lugar, de onde não saiu.
Se a fase está ruim para Massa, Rubens Barrichello vive momento oposto. Depois de passar a primeira metade da temporada sofrendo com o desempenho ruim da Williams, ele cumpriu a meta de ficar no top 6 e terminou em quinto lugar. Em Valência, há duas semanas, ele já havia sido o quarto, melhor resultado do time até agora em 2010. Outro brasileiro na pista, Lucas di Grassi abandonou na nona volta.
Bicampeão mundial, Fernando Alonso depositará na seleção de futebol da Espanha as esperanças de um domingo feliz, já que foi punido com drive-through polêmico, por uma suposta ultrapassagem pela grama sobre Robert Kubica. A pena foi aplicada quando o polonês já tinha abandonado a prova e o ferrarista ainda teve o azar de ver o safety car entrar na pista pouco antes de ir aos boxes. Com a prova prejudicada, terminou em 14º.