PUBLICIDADE

Copa: Holanda vence Camarões e encara a Eslováquia nas oitavas

PUBLICIDADE

A Holanda cumpriu sua missão nesta quinta-feira e confirmou a liderança do Grupo E com vitória por 2 a 1 sobre Camarões. O futebol de favorito à conquista do título da Copa do Mundo, no entanto, ainda não apareceu. Com nova atuação fria e carente de inspiração, a equipe europeia manteve os 100% de aproveitamento na África do Sul e se garantiu nas oitavas de final.

Os holandeses enfrentarão na segunda fase a seleção da Eslováquia, que nesta quinta-feira eliminou a atual campeã, Itália. A partida será realizada na segunda-feira, às 11 horas (de Brasília), em Durban. Já Camarões voltam para casa sem sequer ter conseguido pontuar na primeira fase: foram derrotados também por Dinamarca e Japão.

Além da Holanda, apenas a Argentina encerrou a primeira fase do Mundial com três vitórias. Outros dois times podem alcançar esse feito: o Brasil, que nesta sexta-feira pega Portugal, e o Chile, que no mesmo dia tem duelo direto pela classificação contra a Espanha.

O jogo – A Holanda iniciou a partida em estado de latência, muito comum nos dois primeiros confrontos dos europeus: com o domínio das ações, não foi efetivamente ameaçada por Camarões, mas também não se arriscou muito no campo de ataque. Sua marcação bem postada não se desmontou por uma investida ofensiva. Faltava um estopim para desencadear uma reação no time.

Com potencial para mandar os eliminados Camarões "pelos ares", a Holanda quase teve seu "pavio" aceso em alguns momentos do primeiro tempo. O quarteto ofensivo formado por Van der Vaart, Sneijder, Kuyt e Van Persie mostrou bom entrosamento e, assim, o placar quase saiu do zero 18 minutos, quando Van Persie recebeu bola enfiada entre a zaga, mas, na cara do gol, bateu em cima do arqueiro Souleymanou.

Camarões, por sua vez, apostou na velocidade de seus jogadores e na referência de Samuel Eto"o. A única boa chance criada na primeira etapa, no entanto, veio em bola alçada na área: Geremi cruzou e Makoun cabeceou com muito perigo. A resposta holandesa foi dada no lance seguinte, quando Kuyt recebeu pela direita, dentro da área, e bateu cruzado, mandando a bola rente à trave.

Como um time que a qualquer momento decide o confronto, a Holanda manteve a posse de bola e atacou em blocos. Aos 35 minutos, Van Persie tabelou pela direita da área e recebeu bola lançada por Van der Vaart, entre dois zagueiros. Ele tocou com frieza entre as pernas de Souleymanou para abrir o placar. Com a vantagem no marcador, a Holanda relaxou ainda mais e encerrou o primeiro tempo satisfeita.

Mais do mesmo – A frieza dos holandeses se manteve intacta após o intervalo, e Camarões aproveitou isso. Uma "blitz" nos minutos iniciais levou perigo ao goleiro Stekelenburg e acuou os europeus em seu campo de defesa. Aos 16, Makoun perdeu grande chance ao receber enfiada pela direita da área. Ao contrário do que havia feito Van Persie, ele bateu em cima do goleiro, que evitou o empate.

Dois minutos mais tarde, Geremi bateu falta da intermediária e Van der Vaart acabou tocando a bola com o braço, ao se projetar da barreira para tentar o bloqueio. O pênalti anotado foi convertido por Eto"o com uma cobrança forte, no ângulo esquerdo. Os africanos mantiveram a postura, em busca de uma vitória para encerrar com dignidade a Copa do Mundo em seu continente.

Nem mesmo a entrada do meia Arjen Robben, destaque holandês que desfalcou o time nos dois primeiros jogos por conta de lesão, foi suficiente para diminuir a frieza da equipe europeia. A equipe voltou a tentar pressionar os camaroneses a partir dos 35 minutos, ainda que sem inspiração – as jogadas pelas laterais foram as preferidas dos comandados de Marwijk.

A vitória só veio aos 38 minutos, em um lance de contra-ataque com grande participação de Robben. O jogador recebeu pela esquerda, mas preferiu segurar a bola, cortar Song e bater para o gol. O petardo fez a Jabulani acertar a trave direita de Souleymanou. No rebote, Huntellar precisou apenas tocar para o gol vazio, garantindo o triunfo holandês.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinopense vence lutador do Quirguistão na decisão em evento em Nova Iorque

O lutador que representa Sinop, Erick Visconde, conquistou uma...

Edital do bolsa atleta contempla 472 esportistas em Mato Grosso

A secretaria estadual de Cultura, Esporte e Lazer publicou,...

Cuiabá empata com o Atlético Goianiense e aumenta distância para sair do Z4

O Cuiabá não conseguiu derrotar esta noite o lanterna...

Atletas de MT conquistam 37 medalhas em eventos de karatê e kickboxing

Atletas do Karatê Tradicional e do Kickboxing de Mato...
PUBLICIDADE