O ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Mato Grosso, Francisco Faiad, afirmou no sábado que seu nome está a disposição para concorrer à presidência do Clube Esportivo Dom Bosco. Ele descarta que sua eventual candidatura seja de caráter oposicionista ao atual presidente Álvaro Scolfaro.
A eleição no Azulão da Colina Iluminada está marcada para o próximo dia 5 de julho, quando haverá a escolha do novo Conselho Deliberativo e sete dias depois, dia 12, a votação para presidente do clube mais velho do futebol de Mato Grosso com 84 anos de existência.
Ao pregar unidade em torno do "Leão da Colina", Francisco Faiad ressaltou que pretende abrir um canal de diálogo com Álvaro Scolfaro e sugerir uma chapa de consenso em torno de um único nome. "Neste momento, o foco maior é tirar o Dom Bosco desta inércia. Não queremos fazer oposição a ninguém, mas sim unirmos forças em torno do clube. Não é bom termos grupos divididos em situação ou oposição. É a questão é o Dom Bosco voltar a ser o clube imponente, respeitado por toda a sociedade. Só seremos fortes se haver união, divisão não ajuda em nada", disse Faiad.
Com uma proposta conciliadora para salvar o clube, licenciado das atividades da Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) desde 2007, o ex-presidente da OAB em Mato Grosso não deixa de reconhecer a importância do trabalho de Scolfaro a frente do Dom Bosco ao longo dos mais de dez anos no papel de presidente do clube.
Segundo Franscisco Faiad, o atual presidente foi responsável em ter saneado todas as dívidas trabalhistas e também junto ao governo Federal como INSS, além de ter mantido o maior patrimônio do clube, a sede, localizada no bairro Bandeirantes, no centro de Cuiabá. "Temos que reconhecer o quanto o Álvaro foi e é importante para a história do Dom Bosco. Sanou o clube de várias dívidas, em especial trabalhista", enfatizou.
Principal nome do grupo de oposição para bater chapa com Álvaro Scolfaro, Faiad ressaltou que já foi convidado pelo atual presidente a assumir a presidência do Dom Bosco em outras ocasiões. Na época, afirma ter recusado o convite pelo fato de estar presidindo a OAB de Mato Grosso. "Por conta da presidência da Ordem, recusei o convite do Álvaro Scolfaro. Mas agora coloco meu nome para ser presidente, ajudar a reerguer o Dom Bosco. Mas lógico que queremos a experiência do Scolfaro ao nosso lado, pois há pouca pessoas que conhecem o clube a fundo como o Álvaro", disse.
O grupo de Francisco Faiad vem se reunindo há mais de 20 dias na tentativa de articular uma chapa forte para disputar a eleição. Mas a nova estratégia traçada é encontrar um nome de consenso até o próximo dia 5 de julho, data da eleição para a presidência do Conselho Deliberativo, a fim de se evitar uma disputa eleitoral no dia 12 de julho.
De acordo com Francisco Faiad, na próxima semana haverá uma nova reunião na Acrimat. No encontro, ele espera que Álvaro Scolfaro e o presidente do Conselho Deliberativo, José Eurípedes Leão, estejam presentes. O ex-presidente da OAB ressaltou que estenderá o convite para ambos façam parte do encontro."São duas pessoas fundamentais nesta proposta de reativarmos o Dom Bosco o mais breve possível", disse Faiad.