A defesa da Dinamarca ficou com inveja dos frangos dos goleiros Green, da Inglaterra, e Chaouchi, da Argélia, e também aprontou na África do Sul. Na abertura do grupo E da Copa do Mundo, os zagueiros escandinavos mostraram total falta de habilidade e proporcionaram um lance inusitado no gol contra que abriu o caminho da vitória desta segunda-feira da Holanda por 2 a 0, no estádio Soccer City, em Johanesburgo.
No primeiro minuto do segundo tempo, Van Persie fez o cruzamento da esquerda e viu Simon Poulsen soberano para afastar o perigo. Porém, o lateral errou a cabeçada e acertou as costas de Agger. A bola morreu no fundo das redes do goleiro Sorensen.
A partir daí, a famosa "Dinamáquina" emperrou. Ligeiramente superior nos 45 minutos iniciais, o time do técnico Morten Olsen se perdeu em campo e ainda levou o segundo gol no final, marcado por Kuyt.
Ainda nesta segunda-feira, o grupo E terá a estreia dos outros integrantes. Japão e Camarões entram em campo a partir das 11 horas, em Bloemfontein.
A segunda rodada da chave será disputada no sábado. Às 8h30, a Holanda enfrenta o Japão, em Durban. No período da tarde (15h30), a Dinamarca enfrenta o perigo africano em Pretoria: Camarões.
O Jogo – O refinado toque de bola holandês foi colocado em prática desde o início. Jogadores como Sneijder, Van der Vaart, Kuyt e Van Persie mantinham uma movimentação constante para criar espaços. Contudo, a marcação dinamarquesa era extremamente eficiente.
Em um jogo equilibrado, a equipe da Escandinávia apelava a um contra-ataque apurado. Na primeira chance de gol, apenas aos 27 minutos, a dupla de ataque dinamarquesa funcionou. O cruzamento de Rommedahl encontrou Bendtner na área. A cabeçada no meio de três defensores passou perto.
Os meio-campistas da Dinamarca também se apresentavam com qualidade nas jogadas ofensivas. Aos 36 minutos, foi a vez de Kahlenberg finalizar de perna esquerda e observar uma linda ponte do goleiro Stekelenburg.
A Holanda furou o bloqueio adversário apenas quando restavam três minutos para o intervalo. Van Persie balançou na frente do zagueiro no lado direito da área e arriscou. Seguro, o goleiro Sorensen acompanhou a saída da bola pela linha de fundo.
Lambança: A estrela holandesa brilhou no início do segundo tempo. Em apenas um minuto, a Laranja Mecânica abriu o marcador em um lance pouco comum, principalmente em jogos de alto nível. Van Persie cruzou da esquerda e viu uma falha incrível da zaga dinamarquesa. Simon Poulsen tentou tirar de cabeça e acertou as costas de Agger. A bola entrou no canto de Sorensen.
A Dinamarca sentiu o golpe. O técnico Morten Olsen tentou aumentar a força ofensiva de sua equipe com as entradas de Gronkjaer, Beckmann e Eriksen, porém a Holanda ficou com o controle em campo, trocando passes sem muita pressa.
No fim, a Laranja Mecânica ainda ampliou. Elia, que entrou em campo na etapa complementar, foi lançado nas costas da zaga e bateu na saída de Sorensen. A bola tocou na trave e, na sobra, Kuyt completou para as redes: 2 a 0.