Luiz Felipe Scolari anunciou no início da tarde deste domingo que aceitou o convite para assumir o comando técnico do Palmeiras. O gaúcho, cujo último time havia sido o Bunyodkor (Uzebquistão), retorna ao clube que treinou de 1997 a 2000 e conquistou principalmente a Copa Libertadores de 1999.
Felipão tem compromisso com a emissora SABC da África do Sul, da qual será comentarista esportivo na Copa do Mundo até 11 de julho. Quatro dias depois, ele assina contrato com o Palmeiras e já inicia os trabalhos. O novo vínculo terá duração de dois anos e seis meses, encerrando-se no fim de 2012.
Segundo a assessoria de imprensa do treinador, ele ligou de Lisboa para o vice-presidente de futebol do Palmeiras, Gilberto Cipullo, e comunicou que aceitou o convite. Ainda de acordo com a nota, Felipão resolveu os problemas familiares e só resta definir outra alternativa durante esta semana.
"Nós estamos realizando um sonho antigo e trazendo aquele que consideramos um dos maiores comandantes que o clube já teve. O Luiz Felipe Scolari teve uma passagem marcante pelo Palmeiras e conquistou títulos inéditos. Mais do que isso, criou uma identificação e uma relação de amor com todo o clube. É um prazer tê-lo de volta", disse o dirigente palmeirense.
O técnico retorna ao Brasil depois de sete anos. Foram cinco anos no comando da seleção de Portugal – pela qual foi vice-campeão da Eurocopa 2004 e quarto colocado da Copa do Mundo de 2006. Em seguida, trabalhou no Chelsea, da Inglaterra, e também no uzbeque Bunyodkor, no último ano.
Pelo Palmeiras, onde trabalhou de 1997 a 2000, Felipão tem no currículo a conquista a Copa do Brasil de 1998, a Copa Mercosul de 1998 e a Copa Libertadores de 1999, além de ter sido vice-campeão brasileiro de 1997, vice-campeão paulista de 1999 e vice-campeão da Copa Libertadores de 2000.