Mesmo criando muitas chances, principalmente no primeiro tempo, o Fluminense sofreu para vencer por 2 a 1 o Vitória, nesta quarta-feira, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro. Com o gol de Alan nos minutos finais, os tricolores mantêm o bom momento e conquistaram o terceiro triunfo consecutivo na competição. O resultado deixou os cariocas com 12 pontos, entre os líderes. Já o time baiano segue com cinco pontos, entre os últimos.
Fred abriu o placar na etapa inicial e sofreu a igualdade com Jonas, na segunda etapa. Na última rodada antes do recesso para a Copa do Mundo, o Fluminense vai até Florianópolis encarar o Avaí, no sábado. No mesmo dia, o Vitória vai receber em Salvador o Atlético-PR.
O jogo – A partida começou com o Fluminense buscando logo o ataque. Tanto que aos três minutos o lateral-esquerdo Carlinhos fez ótima jogada, driblou um adversário e cruzou. No entanto, Rodriguinho se esticou todo, mas não alcançou a bola. O lance foi o único de perigo nos primeiros minutos. As duas equipes passaram a buscar o gol pelas laterais, mas sem sucesso.
O Vitória só chegou perto do gol do Fluminense aos 16 minutos. Nino tentou tocar para Evandro na área, mas a bola bateu em Diguinho e quase entrou. A resposta dos tricolores veio em grande estilo quatro minutos depois. Carlinhos fez novamente boa jogada e tocou para Marquinho. O meia chutou, o goleiro Vinicius deu rebote nos pés de Fred, que só teve o trabalho de colocar para a rede baiana.
Um minuto depois do gol, Lenílson deixou o pé no rosto do goleiro Rafael em uma jogada na área do Fluminense. No lance, o número 1 tricolor sofreu um corte profundo na testa e acabou sendo substituído por Fernando Henrique. Pela entrada, o baiano recebeu cartão amarelo.
A partir daí, o jogo ficou mais aberto, com as duas equipes buscando o gol. O Vitória teve duas chances seguidas. Aos 26 minutos, Júnior arrancou da intermediária, mas chutou para fora. No minuto seguinte, Nino cruzou pela direita na cabeça o Egídio, que finalizou por cima do gol de Fernando Henrique. A reposta do Fluminense veio aos 28, quando Conca tocou para Mariano, que chutou cuzado, mas a bola passou perto da trave de Vinícius.
Melhor em campo, o Fluminense quase ampliou aos 31 minutos. o argentino Dario Conca recebeu fora da área e arriscou de longe. A bola bateu na trave esquerda do goleiro Vinícius. No entanto, após o lance, o Vitória acertou a marcação na zaga e passou a impedir os lances de perigo do tricolor.
Somente aos 44 minutos, os donos da casa chegaram novamente com perigo. Marquinho cruzou pela esquerda, Rodriguinho se antecipou e cabeceou, mas a bola foi para fora. O Fluminense tentou, mas saiu para o intervalo com o placar mínimo.
O segundo tempo começou com o Fluminense um pouco melhor, mas sofrendo com os contra-ataques do Vitória. No entanto, nenhuma das equipes conseguiu assustar a zaga adversária nos primeiros minutos. Somente aos 14 minutos, os visitantes quase empataram. O lateral-esquerdo Egídio recebeu livre e chutou de frente para Fernando Henrique, que fez grande defesa. Três minutos depois, foi o lateral-direito Nino quem chutou bem, mas a bola passou perto do gol tricolor.
A partida voltou a ficar equilibrada, com o Fluminense acertando a marcação e buscando o segundo gol. Já o Vitória permanecia buscando os vacilos do tricolor para surpreender nos contra-ataques. Os donos da casa só voltaram a criar uma boa chance aos 34 minutos quando Mariano lançou Alan. O atacante, que havia entrado no lugar de Rodriguinho, ficou sozinho na área, mas chutou para fora.
No entanto, aos 39 minutos, o Vitória chegou ao empate. Após cobrança de falta de Renan Oliveira, Jonas cabeceou sem chance para Fernando Henrique. A igualdade fez com que o Fluminense fosse com tudo em busca da vitória e foi premiado aos 42, quando Mariano cruzou pela direita para Alan. O atacante precisou finalizar duas vezes para colocar a bola para a rede de Vinícius.
Nos minutos finais, o Vitória foi quem pressionou em busca do empate, mas parou no goleiro Fernando Henrique. O arqueiro tricolor fez grande defesa após uma falta cobrada por Jonas nos acréscimos para garantir os três pontos dos cariocas.