Se ao final do primeiro tempo o Inter dava a impressão de que venceria com facilidade, o Vasco tratou de provar o contrário. Após sair vencendo por 2 a 0, o Inter levou a virada e perdeu por 3 a 2 para o Vasco, pela 4ª rodada do Brasileirão 2010. O jogo foi disputado nesta noite de quinta-feira, no Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro (RJ). Andrezinho marcou os dois gols colorados, no 1º tempo. Elton, Phillippe Coutinho e Nilton fizeram os gols da virada vascaína. Com o resultado, o Inter permanece com 3 pontos, e cai para a zona de rebaixamento, na 18ª colocação. O Vasco está duas posições acima, com 4 pontos.
De reconhecido talento nas assistências – os passes para gol – meia Andrezinho agregou a finalização ao seu repertório. Além da articulação, ele mesmo foi à frente para concluir. Com sucesso. Depois de algum equilíbrio, com poucas chances criadas, muita marcação e erros de passes, o Inter contou com o talento de Andrezinho, e com a sorte, para abrir o placar.
Aos 38min, após cobrança de escanteio, Andrezinho pegou o rebote e bateu de perna esquerda. O chute não tinha força, mas Elder Granja – ex-Inter – desviou para trás, ajudando a bola a tomar o rumo do gol: 1 a 0. Dois minutos depois, Andrezinho inverteu os papeis com Alecsandro. O centroavante colorado saiu da área e fez o passe preciso. E o meia recebeu livre, para encobrir o goleiro Fernando Prass com muita categoria. Dois gols de Andrezinho, e Inter 2 a 0 Vasco no primeiro tempo.
Perdendo, em casa, e pressionado pela torcida, o Vasco partiu para cima logo no início do segundo tempo. Mas o gol vascaíno não partiu de uma jogada organizada coletivamente. O centroavante Elton recebeu a bola, fora da área, e arriscou. O chute levou a bola diretamente para o ângulo esquerdo. Pato só observou. Um golaço, aos 4min: Inter 2 x 1 Vasco.
A pressão vascaína se intensificou aos 18min. Fabiano Eller, único jogador que havia recebido cartão amarelo em toda a partida até então, cometeu falta e foi premiado com o segundo cartão. E levou o vermelho. Com a expulsão de Eller, Fossati reconstituiu o trio defensivo colocando Juan no lugar de Walter, e depois apostou nos contra-ataques, substituindo Alecsandro por Taison.
Com um jogador a mais, o Vasco seguiu posicionado no campo do Inter. Foi recompensado, entretanto, por um erro de arbitragem. Ernani, que substituiu Ramon, passou por Nei e aproveitou o contato com o lateral colorado para cair na área. E o árbitro Heber Roberto Lopes marcou pênalti. Na cobrança, Phillipe Coutinho deslocou Pato, e empatou, aos 32min. Vasco 2 x 2 Inter.
Sete minutos depois, o Vasco alcançou a virada que parecia inimaginável. Nilton apanhou um rebote e chutou de perna esquerda, com muita violência. E, a exemplo do companheiro Elton, acertou o mesmo ângulo. Um golaço, virando o placar. Pato apenas acompanhou a trajetória da bola. Com a vitória assegurada, o Vasco manteve o 3 a 2 até o final.