No primeiro clássico carioca do técnico Muricy Ramalho, o Fluminense jogou bem e venceu Flamengo por 2 a 1 na noite desta quarta-feira, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro. O Tricolor conquistou a segunda vitória na competição e chegou a 6 pontos graças aos gols de Rodriguinho e Darío Conca. Já os rubro-negros, que descontaram com o goleiro Bruno, perderam a invencibilidade e permanecem com 5.
O Fluminense quebrou uma escrita de dois anos sem vencer o clássico. Na próxima rodada, o Tricolor irá até Belo Horizonte para encarar o Atlético-MG, no domingo. No mesmo dia, o Flamengo jogará novamente no Maracanã, desta vez contra o Grêmio.
O jogo – A partida começou com as duas equipes correndo muito. Tanto que a primeira boa chance de gol ocorreu logo aos três minutos, quando Carlinhos fez boa jogada pela esquerda e cruzou para Fred. O atacante cabeceou, mas Bruno fez grande defesa em cima da linha, impedindo a abertura do placar. O lance animou o Fluminense, que passou a dominar as ações e a pressionar o Flamengo.
O Tricolor não demorou para marcar o primeiro, aos 10 minutos. Conca arrancou desde o meio-campo e lançou Rodriguinho, que ganhou na corrida de David e chutou cruzado na saída de Bruno.
O gol do Fluminense não alterou a partida, pois os tricolores seguiram melhores em campo e com o domínio de bola no ataque, principalmente pelo lado esquerdo. No entanto, foi o Flamengo que teve melhor chance para igualar o placar aos 20 minutos. Vágner Love foi lançado e viu Rafael adiantado. O rubro-negro tentou colocar por cobertura, mas o goleiro salvou, espalmando para fora.
O lance fez com que o Flamengo melhorasse e equilibrasse o jogo. Com isso, a defesa tricolor começou a ser mais exigida e o goleiro Rafael passou a aparecer com destaque. Aos 26 minutos, Vinícius Pacheco fez boa jogada individual e chutou para outra grande defesa do arqueiro da equipe das Laranjeiras. A resposta do Fluminense veio dois minutos depois. Carlinhos arriscou, e a bola passou perto do gol de Bruno, assustando os Rubro-negros.
No entanto, aos 31 minutos, Carlinhos cruzou para Rodriguinho, que cabeceou para a rede de Bruno. Para infelicidade do Tricolor, o atacante estava em impedimento, e o árbitro anulou o que seria o segundo gol do Fluminense. A partir de então, as duas equipes melhoraram a marcação e o ritmo do jogo diminuiu de intensidade.
Nos minutos finais, os jogadores rubro-negros ainda buscaram o empate, mas pararam na defesa tricolor. Já o Fluminense não conseguiu encaixar nenhum contra ataque. Assim, os comandados por Muricy Ramalho foram para o intervalo com a vantagem no placar.
O Flamengo voltou para o segundo tempo com duas alterações que tornaram a equipe mais ofensiva. Com isso, os rubro-negros buscaram o empate logo nos primeiros minutos. Contudo, os comandados de Rogério Lourenço seguiam sem tranpor a defesa do Fluminense. Os tricolores, mais bem organizados, equilibraram o jogo e também tentavam o gol.
Coincidentemente, o Fluminense conseguiu ampliar o placar aos 10 minutos, assim como na etapa inicial. Conca recebeu na entrada da área e chutou no canto direito de Bruno, sem chances para o goleiro rubro-negro.
Photocamera
Sem a companhia de Adriano, Vagner Love não conseguiu superar a marcação adversária
Depois do gol, a partida só voltou a ter emoção aos 19 minutos, quando Ramon ficou na frente de Rafael, mas tocou errado. A resposta tricolor veio quatro minutos depois. Diguinho cruzou na área e Marquinho cabeceou com perigo. Para piorar a situação do Flamengo, Fernando fez falta violenta em Carlinhos e foi expulso aos 31. O jogador recebeu o cartão vermelho diretamente.
Com um a menos em campo, o Flamengo ainda se esforçou, mas não criou boas chances de gol. Já o Fluminense passou a administrar o resultado. Somente nos acréscimos, o goleiro Bruno conseguiu descontar em cobrança de falta. Rafael nem se mexeu e viu a bola entrar no ângulo. No entanto, os rubro-negros não tiveram tempo de tentar o empate e saíram de campo com a derrota.