domingo, 22/setembro/2024
PUBLICIDADE

Campeão da Copa MT não terá mais vaga no brasileiro da série D

PUBLICIDADE

Em sua 7ª edição, a Copa Mato Grosso está perdendo todo seu glamour. Segunda competição mais importante do calendário do futebol matogrossense, a disputa deixará de ser um torneio seletivo para o Campeonato Brasileiro da Série D. A extinção de indicar o campeão para representar Mato Grosso em competição a nível nacional começa a valer ainda este ano, quando está prevista a 7ª edição marcada para ser aberta a partir do mês de setembro. Neste caso, o Vila Aurora, que faturou o título ano passado, é o último clube a garantir vaga por meio da competição seletiva.

A Copa Mato Grosso denominada de Copinha foi criada em 2004 para preencher o vazio do segundo semestre quando a maioria dos clubes do Estado não tinha mais nenhum competição para disputar. À exceção ficava para os times que representavam o futebol estadual no Campeonato Brasileiro da Série C, que não era tão atrativa assim em relação à atual disputa.

Só a partir de 2005 que a Copa Mato Grosso, campeonato realizado em parceria com o governo do Estado, começou a valer como torneio seletivo, a princípio, à Série C. O primeiros indicados foram Operário (campeão) e Mixto (vice). Em 2006, Cacerense (campeão). Em 2007, Luverdense (campeão). Em 2008, Araguaia (campeão) em em 2009 (Vila Aurora).

Valorizada por conta da importância de estar num campeonato de acesso a nível nacional como Séries C e D, a Copa Mato Grosso que, na sua primeira versão era chamada de "Copa Governador" – denominação derrubada pelo Ministério Público Estadual -, deixa de existir para fortalecer ainda mais o Campeonato Mato-grossense, que é o xodó dos clubes e suas torcidas.

Com esta mudança inesperada, agora será o Estadual, permeado de rivalidade entre os times da capital e interior, que ficará com a missão de indicar o representante do Estado à Série D de 2012. Já que o União, campeão mato-grossense deste ano, automaticamente com a alteração abocanhou a vaga para disputar o Campeonato Brasileiro da Quarta Divisão do ano que vem.

"Se o Estadual já era forte e equilibrado, imagina agora com o campeão indo para a Série D. A briga será maior ainda. Quem irá ganhar com isso será o torcedor que terá um torneio disputadíssimo", aposta Orione.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE