Flamengo e São Paulo, os dois últimos campeões brasileiros, se encontram hoje, às 16h(de Brasília), no Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ), na estreia das duas equipes no Brasileirão deste ano. O clássico está um pouco esvaziado pelo fato de os dois times se encontrarem envolvidos nas quartas de final da Copa Libertadores, porém a rivalidade entre eles nunca esteve tão acirrada.
O São Paulo foi tricampeão brasileiro em 2006, 2007 e 2008, mas teve a sua hegemonia quebrada pelo próprio Flamengo na edição do ano passado. Nos últimos meses os dois clubes também vem travando uma guerra de bastidores pela famosa Taça das Bolinhas, entregue pela CBF ao primeiro pentacampeão brasileiro. O Flamengo reclama o troféu levando em consideração a Copa União de 1987, porém a entidade máxima do futebol brasileiro optou por premiar o Tricolor paulista. Para a CBF o Sport foi o campeão brasileiro de 1987.
Em relação ao confronto desta tarde os dois treinadores entendem que é muito importante somar pontos neste início de competição, para que depois os pontos perdidos nos primeiros jogos não venham a fazer falta em novembro e dezembro, quando normalmente o campeão é definido.
"Nós sabemos que os três pontos disputados nesta primeira rodada valem tanto quanto os três pontos das rodadas finais. O sistema de pontos corridos faz isso, com que não se tenha um jogo que vale mais do que o outro. Por isso mesmo precisamos juntar todas as forças que temos para ganhar do São Paulo", afirmou o técnico do Flamengo, Rogério Lourenço.
Pensamento parecido tem o goleiro Rogério Ceni. "No Campeonato Brasileiro todo jogo é uma decisão. Sabemos que estamos apenas no início da competição e que teremos tempo para nos recuperarmos em caso de tropeços, já que estamos no meio da Libertadores. Porém, quanto menos pontos perdermos agora, mais chances teremos de lutar pelo título", afirmou Ceni.
Para o treinador do Flamengo em um momento como esse, em que a equipe se vê envolvida em duas competições importantes, o apoio da torcida em partidas no Rio de Janeiro se torna ainda mais importante.
Ficha Técnica:
Flamengo – Bruno; Everton Silva, Ronaldo Angelim, David e Rodrigo Alvim; Toró, Willians, Kléberson e Michel; Vágner Love (Vinícius Pacheco) e Adriano. Técnico: Rogério Lourenço.
São Paulo – Rogério Ceni; Wellington, Xandão, Miranda e Junior Cesar; Jean, Richarlyson, Cléber Santana e Léo Lima; Marcelinho Paraíba e Washington. Técnico: Ricardo Gomes.