O brasileiro de motocross começou neste mês, com a primeira e segunda etapas sendo disputadas no Paraná (Siqueira Campos) e no Rio Grande do Sul (em Carlos Barbosa), respectivamente. O calendário da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) confirma oito provas, mesma quantidade da edição 2009. Diferente do ano anterior, alguns Estados ficaram fora do nacional, a exemplo de Mato Grosso, que ano passado sediou a quinta prova do circuito. As disputas ocorreram no motódromo Vale do Teles Pires, em Sorriso, e foram acompanhadas por um público de aproximadamente 17 mil pessoas, nos dois dias.
Desta vez, os amantes do brasileirão de motocross no Estado precisarão esperar até 2011, quando novas cidades no país serão definidas como palco das corridas. A CBM não elenca as razões responsáveis pela exclusão do Estado do calendário esportivo. Conforme o calendário da entidade, o Mato Grosso do Sul também ficou de fora.
No ano passado, recebeu pilotos e equipes de todo o Brasil após a corrida em Mato Grosso. A CBM aponta que o circo nacional do motocross passará, neste ano, por Paraná, Espírito Santo, Rondônia, Rio de Janeiro e São Paulo. O calendário da entidade não confirma qual o Estado sede da quarta etapa do brasileiro, programada para junho.
Em 2009 foram sedes São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e Rio de Janeiro.