Depois de passar a semana como dúvida no Fluminense, com dores musculares, o atacante Fred se mostrou decisivo e reabilitou a equipe na temporada. Fora de casa, o jogador aproveitou um raro momento de liberdade para marcar o gol que definiu a vitória por 1 a 0 sobre a Portuguesa, na partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.
Com a vitória no Canindé, o time carioca ganha um alento depois da eliminação na semifinal da Taça Rio, com derrota no clássico com o Botafogo. O técnico Cuca, que ouvia rumores de demissão, agora vê seus comandados adquirirem a vantagem de jogar pelo empate no confronto de volta, em seus domínios.
A Portuguesa, por sua vez, mais uma vez decepcionou no Canindé. Diante de 2,7 mil pagantes, o time, que havia sido derrotado em seus domínios em partidas decisivas do Campeonato Paulista, não soube aproveitar as boas chances criadas. Para se classificar, precisará vencer por dois gols de diferença. Se vencer por 1 a 0, leva a decisão para os pênaltis.
Portuguesa e Fluminense terão uma semana para descansar, visando a decisão na partida de volta. O duelo está marcado para 22 de maio, quinta-feira, às 21 horas (de Brasília), no Maracanã. O time paulistano chegou às oitavas da Copa do Brasil depois de passar pela Ponte Preta. O Fluminense se garantiu depois de eliminar, na partida de ida, o Uberaba-MG