PUBLICIDADE

Corinthians goleia mas está eliminado do Paulistão

PUBLICIDADE

O Corinthians está eliminado do Campeonato Paulista. Mesmo com uma goleada por 5 a 1 sobre o Rio Claro, que acabou rebaixado com o resultado, a equipe de Mano Menezes não conseguiu se classificar para as semifinais porque Grêmio Prudente e São Paulo também venceram seus compromissos. O jogo foi disputado na noite desta quarta-feira, no Pacaembu.

O Corinthians encerrou a sua participação no Estadual na quinta colocação, com 35 pontos ganhos, dois de desvantagem para o Grêmio Prudente e apenas um em relação ao São Paulo. O Rio Claro se despediu da principal divisão do futebol paulista com 19 pontos, na 17ª colocação.

Ao Corinthians, atual campeão estadual, sobrou o consolo de poder se concentrar apenas na Copa Libertadores da América (prioridade em 2010, ano do centenário do clube) nas próximas semanas.

O jogo – Chovia e fazia frio no Pacaembu. O Corinthians parecia não se importar. Precisando da vitória, o time da casa corria bastante desde os primeiros minutos. Dois jogadores do Rio Claro logo acabaram punidos com cartão amarelo, na tentativa de conter o ímpeto do adversário. A vontade era tanta que Dentinho chocou a cabeça com Edu Sales.

Quem também se atrapalhou foi Rafael Santos. Assim como no clássico contra o São Paulo, o goleiro soltou a bola em uma cobrança de falta, aos 13 minutos. O erro foi fatal. O zagueiro Luciano aproveitou o rebote e abriu o placar. Imediatamente, a barulhenta e não muito grande torcida que estava no Pacaembu reagiu com cantoria.

Mas a situação só piorou para o Corinthians pouco depois. O placar eletrônico e o locutor do estádio municipal não informaram: Grêmio Prudente e São Paulo já venciam os seus compromissos. Aos 22 minutos, Tcheco torceu o tornozelo e deixou o campo de maca. Acabou substituído por Iarley.

Ao som dos gritos do técnico Mano Menezes e dos torcedores (alguns, mais irritados, começaram a apressar Rafael Santos a repor a bola em jogo), o Corinthians retomou a pressão do início do confronto. Mesmo de maneira desorganizada, Roberto Carlos, Jucilei, Elias, Iarley e Ronaldo se movimentavam bastante e davam trabalho para a marcação do Rio Claro.

Aos 31 minutos, o Corinthians conseguiu empatar. Roberto Carlos cobrou falta rapidamente, da esquerda. Ronaldo preparou o chute para completar de primeira dentro da área, mas foi Robinho quem finalizou contra o próprio gol. Com a igualdade, a equipe da casa ficou ainda mais ofensiva. Chegou a assustar o goleiro Sidney, porém a virada estava reservada para o segundo tempo.

O Corinthians começou a etapa complementar com ainda mais disposição. Logo aos 3 minutos, Elias puxou contra-ataque e dividiu com Luciano. Dentinho ficou com a bola e chutou forte para estufar as redes. Aos 7, o time de Mano Menezes ampliou. Ronaldo dominou dentro da área e rolou para Iarley, que só teve precisou empurrar para o gol.

Restava, então, Grêmio Prudente ou São Paulo tropeçarem. Quando uma emissora de rádio anunciou erroneamente que o São Caetano havia marcado um gol em Presidente Prudente, a festa parecia completa para parte da torcida. Até os reservas do Corinthians vibraram. Mas, na verdade, o Azulão havia perdido um jogador por expulsão.

À beira da zona de rebaixamento com o tropeço, o Rio Claro tentou a reação. O técnico Agnaldo Liz trocou David Oliveira e Henrique por Mirandinha e Fernando Gaúcho (William já havia entrado no lugar de Robinho no intervalo). Não adiantou. Aos 21 minutos, Roberto Carlos superou a marcação pela esquerda e soltou o pé, cruzado, no ângulo.

O Corinthians não estava satisfeito com a goleada. Continuou a atacar e foi premiado. Aos 31, Roberto Carlos enfiou a bola em velocidade, e Dentinho tocou na saída de Sidney para fechar o marcador: 5 a 1. Apesar do resultado, a animação do time diminuiu com o passar do tempo e a iminência da desclassificação. No final, a torcida corintiana reconheceu o esforço dos jogadores com aplausos.

 

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE